Capa / Em Destaque / Justiça suspende propaganda do governo sobre reforma da Previdência

Justiça suspende propaganda do governo sobre reforma da Previdência

previdenciaA juíza Marciane Bonzanini, da 1ª Vara Federal de Porto Alegre, suspendeu as propagandas do governo que tratam sobre a reforma da Previdência em todo o país. A multa pelo descumprimento é de R$ 100 mil por dia.

A ação partiu de sindicatos do Rio Grande do Sul. Segundo os sindicatos, a campanha vinculada pelo governo “difundiu mensagens com dados que não representam de forma fidedigna a real situação financeira do sistema de Seguridade Social brasileiro e que podem induzir à formação de juízos equivocados sobre a eventual necessidade de alterações nas normas constitucionais previdenciárias”.

A campanha do governo é feita por meio de inserções de vídeo nos horários comerciais de televisão, postagens na internet e desenvolvimento de site específico sobre a reforma, por exemplo.

Recursos públicos

Para a juíza, o material analisado “trata-se de publicidade de propaganda de reformas que o partido político que ocupa o poder no governo federal pretende ver concretizadas”. Para ela, “poderia a campanha publicitária ser realizada por partido político para divulgar posicionamento favorável à reforma, desde que não utilizasse recursos públicos”, informou na decisão.

O governo terá um prazo de 72 horas para se manifestar sobre as informações veiculadas na campanha.
Segundo a assessoria de imprensa da Presidência da República, a AGU (Advocacia-Geral da União) vai recorrer da decisão.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top