Capa / Cidades / Campanha Outubro Rosa CDL apoia a Campanha Outubro Rosa do CRAS de Alta Floresta

Campanha Outubro Rosa CDL apoia a Campanha Outubro Rosa do CRAS de Alta Floresta

mulherEm reunião do Conselho Diretor da CDL de Alta Floresta nesta quinta-feira (03/10/13), teve  a participação do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social de Alta Floresta, Conselho da Mulher e Secretaria de Assistência Social,  com objetivo da CDL de Alta Floresta auxiliar nesta campanha denominada  “Outubro Rosa”  que simboliza a luta contra o câncer de mama.
Esse movimento começou nos Estados Unidos e que simboliza a luta contra o câncer de mama, que acontece atualmente em varias partes do mundo, inclusive no Brasil. Os coordenadores desta campanha,  irão realizar o lançamento  no  dia 10 de outubro com varias ações, inclusive a mais importante, os exames em horários alternativos para que os funcionários do comercio local, não necessitem pedir dispensa do horário de expediente, mas nos horários de almoço  ou depois do expediente.  A Sra. Lilian Souza Barreto – Coordenadora,  informa que as mulheres que tiver interesse em fazer esses exames, podem se dirigir nos Postos de Saúde de seus bairros e fazer um agendamento para se evitar filas e esperas.
Para a presidente da CDL de Alta Floresta comentou que não poderíamos ficar de fora desta campanha, onde poderemos divulgar juntos aos nossos lojistas que façam uma decoração adequada, com um laço rosa, uma iluminação em suas fachadas ou vitrines  rosa, ou um  simples tecido rosa, que identifique a participação do nosso comercio,  mas o principal é que as mulheres  tenham consciência da importância da prevenção, esse ato pode salvar muitas vidas.
Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil
A doença não tem idade para aparecer e não atinge apenas quem tem casos na família,  mais presente nas mulheres acima dos 50 anos, mas um dado positivo é a queda da mortalidade com o passar do tempo por conta do exame precoce. Por isso, os cuidados são primordiais para a vida. “Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer o exame de mamografia a cada dois anos, já as de 40 a 49 anos devem fazer o exame clínico anualmente. E as mulheres que tem histórico familiar, devem fazer a prevenção com o exame clínico, primeiramente, e a mamografia anualmente”.

Eliseu Pelisson

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top