Capa / Cidades / População passará a ter informação sobre qualidades de estabelecimentos

População passará a ter informação sobre qualidades de estabelecimentos

matéria QUALIDADEEstão sendo concluídos em Alta Floresta os procedimentos através da Vigilância Sanitária que indicará quais os estabelecimentos na cidade que receberá o padrão ouro de qualidade.

O trabalho vem sendo desenvolvido desde o início deste ano, quando foram estabelecidas algumas prioridades sobre as ações da Vigilância Sanitária de Alta Floresta. O comércio de alimentos que é considerado de alto risco para a população e sempre requer uma atenção especial está passando por este processo que qualificação, que indicará que se tal estabelecimento pode ser encaixado no padrão ouro, prata ou sem padrão de qualidade.

Segundo Acir Henrique Truppel, gerente da Vigilância Sanitária, a avaliação nos estabelecimentos é feita de acordo com o roteiro técnico de inspeção da ANVISA.  A princípio foi elaborado o sistema de pontuação dos estabelecimentos para passaram a ser monitorados para a avaliação sanitária. O estabelecimento que apresenta qualidade sanitária recebe um certificado de alvará de qualidade sanitário. “É importante frisar que o alvará sanitário é como se fosse a carteira de habilitação, pra você manter a carteira tem seguir a legislação do trânsito, o alvará sanitário é a mesma coisa, tem que seguir a legislação sanitária”, explica.

Como o processo de avaliação já esta na sua reta final, no mês de setembro, a Vigilância Sanitária pretende divulgar quais estabelecimento receberam o certificado de qualidade padrão ouro.

Acir Henrique Truppel disse que muitas empresas não estão alcançando o padrão de qualidade, pois estão com pontuação abaixo de 50% do necessário. Porém, neste caso é estipulado um prazo e a própria Vigilância Sanitária disponibiliza a orientação técnica e operacional necessária para que o estabelecimento venha a obter o padrão de qualidade.

“Não queremos interromper a atividade de ninguém, queremos que os comerciantes de Alta Floresta invista na qualidade para que se mantenha no mercado e não abram as portas pra que vem outros estabelecimentos de fora e tomam seu espaço”, concluiu  Acir Henrique Truppel.

Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top