O número de pacientes que perderam a visão depois de terem passado por cirurgias em um mutirão realizado em uma clínica de Salvador, na Bahia, subiu para 11. As complicações foram registradas após procedimentos oftalmológicos que, segundo familiares das vítimas, faziam parte de uma iniciativa para atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde. Autoridades de saúde seguem investigando o caso para entender as causas do problema.
De acordo com informações das secretarias estaduais e municipais de saúde, as vítimas tinham expectativa de melhorar a qualidade de vida com as cirurgias, mas infelizmente apresentaram problemas graves de visão após os procedimentos. Familiares relataram que alguns pacientes começaram a sentir dores e perda gradativa da visão nos dias seguintes à cirurgia, levando ao agravamento das condições.
Representantes das autoridades de saúde afirmaram que todas as cirurgias foram realizadas em uma clínica particular conveniada para atender à demanda do mutirão e que ainda não há um laudo definitivo sobre o que pode ter causado as complicações. Enquanto isso, equipes médicas trabalham para prestar atendimento especializado às vítimas e tentar minimizar os prejuízos causados.
O caso tem gerado forte repercussão na Bahia e entre entidades de defesa do consumidor, que cobram mais transparência e investigação rigorosa sobre os procedimentos adotados.












