Brasil fica em 107º lugar no índice global de corrupção

O Brasil ficou em 107º lugar no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) de 2025, divulgado pela Transparência Internacional. O país registrou 35 pontos em uma escala de zero a 100, na qual pontuações mais baixas indicam maior percepção de corrupção no setor público.

O resultado mantém o Brasil em posição semelhante à de 2024, quando também obteve 34 pontos e ficou em 107º lugar. A pontuação ficou abaixo da média global e da média dos países das Américas, ambas próximas de 42 pontos, indicando que o país ainda enfrenta desafios significativos no combate à corrupção.

O índice é calculado a partir de avaliações de especialistas, pesquisadores e executivos sobre práticas corruptas e mecanismos de prevenção em cada país. Na comparação internacional, o Brasil ficou próximo de países como Sri Lanka e atrás de Argentina, Belize e Ucrânia, que apresentaram pontuação ligeiramente maior.

Países com melhor desempenho no ranking, como Dinamarca, Finlândia e Cingapura, registraram mais de 80 pontos, enquanto nações em situação crítica, como Somália e Sudão do Sul, ficaram nas últimas posições. A Transparência Internacional destacou que a posição do Brasil reflete casos de grandes esquemas de corrupção e fragilidades institucionais persistentes, mas também apontou avanços pontuais, como o uso ampliado de inteligência financeira para combater a lavagem de dinheiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui