Breaking News
??????????

Ministério aprova remodelar contrato para duplicar 163 de Sinop a Guarantã do Norte

??????????

O ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a concessionária Via Brasil oficializaram, em reunião ontem à noite, uma remodelação contratual que determina a duplicação do trecho da 163 de Sinop a Guarantã do Norte (próximo a divisa com Pará) em 245 quilômetros.

Firmado no Tribunal de Contas da União (TCU), o acordo prevê investimento equivalente a R$ 10 bilhões na duplicação e R$ 5 bilhões nos custos operacionais. O novo acordo prevê que a concessionária terá mais 15 anos para gerir a via. A concessão do trecho vai até Miritituba (PA).

O próximo passo é o TCU analisar o contrato em plenário e para a viabilidade do novo contrato.

Em junho, O TCU conduziu encontros buscando solução consensual da concessão da BR-163/230/Mato Grosso-Pará para avaliar possibilidades para resolver controvérsias acumuladas ao longo da execução do contrato com a concessionária Via Brasil BR-163, garantir a antecipação de obras e assegurar melhorias reais e rápidas para os usuários. Foram tratados procedimentos relativos à readaptação e otimização dos contratos de concessão, no que se refere à exploração da infraestrutura de transporte rodoviário federal.

Em maio do ano passado, conforme Só Notícias informou, houve audiência pública em Guarantã do Norte para tratar da duplicação até Sinop e, à época, o diretor da concessionária Via Brasil, Ricardo Barra, apresentou proposta de reformulação do contrato de concessão, por mais 25 anos (a partir de 2031 quando vence o contrato atual) para a concessionária duplicar os 245 km de Sinop até Guarantã do Norte além de outras obras – 47 km de faixas adicionais, 37 km de acesso aos portos, adequação de 187 acessos, 108 km de acostamentos, 20 novas travessias. Se o contrato for prorrogado, a concessionária propõe ainda fazer obras de melhorias intervenções, trevos nos trechos urbanos em Itaúba, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Matupá e Guarantã. O planejamento também prevê mais 30 câmeras de monitoramento e 28 radares subindo para 62 o total.

Só Notícias

Check Also

Ação preventiva da Direção de Trânsito e Polícia Militar resulta na apreensão de veículo envolvido em estelionato em São Paulo

Um trabalho conjunto entre a Direção de Trânsito e a Polícia Militar resultou na apreensão …

Eletrobras reduz nível de reservatório e põe UHE em estado de alerta

Ativo está localizado no rio Teles Pires, em Mato Grosso, e tem 300 MW de …

Taxas correspondentes ao Indea passam a ser emitidas com CPF ou CNPJ vinculado ao estabelecimento rural

Documentos de Arrecadação Fiscal emitidos em formato diferente só poderão ser utilizados até o dia …

Líderes do CV em MT fogem de cadeia feminina em Cuiabá

Duas lideranças do Comando Vermelho fugiram do presídio Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, …

Apiacás vem se transformando em um grande canteiro de obras

O respeito ao dinheiro público e o equilíbrio fiscal tem feito com que Apiacás venha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *