Breaking News

Festival de praia é cancelado após usina hidrelétrica reduzir nível de reservatório por alerta de segurança em MT

Por medida de segurança, Usina Hidrelétrica Colíder deve abaixar o nível do reservatório em até 17 metros e 54 centímetros por dia durante 33 dias.

CANCELADO

O evento Fest Praia 2025, que seria realizado nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Paranaíta, a 849 km de Cuiabá, foi cancelado devido o rebaixamento do nível do reservatório da Usina Hidrelétrica Colíder. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Osmar Mandacarú (União Brasil), nessa segunda-feira (18).

A decisão foi tomada após uma reunião com os prefeitos de Nova Canaã do NorteColíder e Itaúba, além de representantes da Eletrobras, responsável pelo procedimento de segurança, que envolve o rebaixamento do nível do reservatório em até 17 metros e 54 centímetros por dia durante 33 dias.

“Por segurança da nossa população e porque o volume de água desapareceu com a nossa praia, não temos praia para fazer o nosso festival, então está cancelado o nosso festival”, afirmou o prefeito.

Segundo a Eletrobras, o procedimento para redução da água no reservatório começou na quinta-feira (14), após a elevação da classificação de segurança da usina de “atenção” para “alerta”. A medida foi tomada depois que cinco dos 70 drenos que compõem o sistema da usina apresentarem danos. Os drenos são as estruturas responsáveis por controlar a pressão da água dentro do sistema da barragem.

A empresa explicou que o rompimento de um desses drenos motivou a realização de inspeções detalhadas e a recomendação, por parte de um painel de especialistas externos, para reduzir o nível do reservatório como forma de garantir a segurança da estrutura e permitir uma avaliação mais precisa da situação.

Peixes mortos e barcos encalhados

Moradores de Itaúba, a 599 km de Cuiabá, relataram a morte de peixes e dificuldades na navegação pelo Rio Teles Pires após o procedimento de segurança da Eletrobras. A ação provocou reflexos no volume de água que segue em direção ao município vizinho.

Um vídeo gravado por um pescador da região mostra embarcações encalhadas em um trecho do rio (assista acima). Segundo ele, há um forte odor de peixes mortos, supostamente, em razão da baixa repentina no nível da água.

Em nota, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que cinco equipes foram mobilizadas pela empresa para resgatar os peixes da área afetada.

Impacto no turismo

Juliana Marques, que é proprietária de um restaurante na marina e moradora da cidade há 29 anos, contou que a redução de água já afeta os negócios de empreendedores que trabalham com turismo de pesca, modalidade muito forte na região.

“Por conta do acontecido com o Rio nosso movimento caiu bastante, estamos muito tristes em ver o nosso famoso rio Teles pires nessa situação, esperamos que em breve tudo se normalize para nossos turistas voltarem a fazer o que gostam”, pontuou.

Por Jardes Johnson, g1 MT

Check Also

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta …

Conab anuncia R$ 300 milhões para produtores de arroz na safra 2025/26

Adesão a programa garante venda do produto ao governo por valor fixado A Companhia Nacional …

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos …

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Câmara discutirá Indicação que propõe modernização urbanística e desburocratização do setor de obras

Na sessão ordinária da próxima segunda-feira (08), a Câmara Municipal de Alta Floresta terá como …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *