Breaking News
Marcos Vergueiro

Biodiversidade de Mato Grosso é destaque na maior feira mundial de observação de aves

Evento internacional reúne operadores e entusiastas de viagens voltadas à vida selvagem e conservação ambiental

Marcos Vergueiro

Com um dos maiores potenciais de biodiversidade do Brasil, Mato Grosso participou da Global BirdFair 2025, realizada  de 11 a 13 de julho, em Rutland, no Reino Unido, com o objetivo de fortalecer sua presença no turismo internacional de natureza e se consolidar como destino de safári e observação de aves.

O evento é considerado a principal feira mundial dedicada à avifauna e à conservação ambiental, reunindo operadores, especialistas e entusiastas do ecoturismo de diversos países.

Abrangendo Pantanal, Cerrado e Amazônia, Mato Grosso reúne condições únicas para o ecoturismo, com experiências que vão desde o avistamento da arara-azul nas planícies pantaneiras até a busca pelo som encantador do uirapuru em meio à floresta amazônica.

Representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a superintendente de Política e Promoção do Turismo, Júlia Assis, participou da programação com foco em promover o estado como um dos destinos mais promissores da América do Sul para o birdwatching e o ecoturismo de safári.

“Quando a gente mostra os nossos biomas, a nossa extensão territorial e a nossa quantidade de espécies registradas aqui no nosso estado, impressiona. Em Mato Grosso, nós temos 909 espécies registradas. Então eu tenho certeza que a gente vai conseguir atrair com mais potência esse turista para vir para cá e conhecer seja Pantanal, seja Cerrado, seja Amazônia, porque a nossa diversidade de espécies é um potencial”, afirma.

Além de reunir características ecológicas excepcionais, o estado também tem investido na estruturação do turismo internacional. Um exemplo disso é o reconhecimento do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, que possui representante no Reino Unido e articula diretamente com os turistas britânicos. 

A presença na feira integra uma agenda estratégica de promoção do turismo internacional, coordenada pela Sedec em parceria com a Embratur. Dados recentes apontam que o número de turistas estrangeiros entrando diretamente em Mato Grosso aumentou mais de 19% em 2024, tendência que se mantém forte em 2025. 

Próxima parada: Nova York

As ações de divulgação internacional continuam no segundo semestre, com a participação do estado na Galeria Visit Brasil, que será realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, em Nova York (EUA).

Durante o evento, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se reúnem para promover o pantanal como destino de safári sul-americano, com destaque para espécies emblemáticas como onça-pintada, lobo-guará e tamanduá-bandeira, além de apresentar ao público norte-americano elementos culturais e gastronômicos da região.

Yasmim Di Berti | Sedec-MT

Check Also

Agosto Dourado mobiliza unidades de saúde em Alta Floresta com ações de apoio à amamentação

Apoie. Proteja. Promova. Amamentar é um ato de amor e saúde. Com esse lema, a …

Aula polêmica gera afastamento de professor e coletiva oficial da Prefeitura

Caso em escola municipal de Alta Floresta envolve vídeo com “conteúdo inapropriado” e repercute nas …

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

Autoescola deixaria de ser obrigatória, mas prova prática continuaria O custo de uma carteira nacional …

MT Par está com edital aberto para empresas interessadas em integrar o SER Família Habitação

Construtoras podem cadastrar unidades habitacionais que possam ser adquiridas pelas regras do programa A MT …

Saúde abre consulta sobre inclusão da vacina meningo B no SUS

Imunizante protege contra sorotipos da bactéria que causa meningite O Ministério da Saúde abre, nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *