Capa / Agropecuária / Mato Grosso destaca-se no cenário econômico do manejo florestal sustentável. Região do Simenorte é estratégica para o mercado

Mato Grosso destaca-se no cenário econômico do manejo florestal sustentável. Região do Simenorte é estratégica para o mercado

Alta Floresta recebeu o secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Neri Geller e o Diretor de Operações e Abastecimento da Conab, Thiago José dos Santos.

Os representantes do Governo Federal foram recepcionados pelo presidente do Simenorte e Cipem, Ednei Blasius e pelo presidente do Fórum Nacional da Atividades de Base Florestal, Frank Almeida, além de empresários e os prefeitos de Alta Floresta e Carlinda, Chico Gamba e Fernando Ribeiro, respectivamente.

O prefeito de Alta Floresta destacou a organização do setor. “Quando falamos em organização do Cipem e Fórum Florestal, citamos as lideranças do Ednei [Blasius] e Frank [Almeida]. O setor está organizado e crescendo cada vez mais. É desta forma, com essa organização que as coisas acontecem. São pessoas que estão trabalhando e por isso o setor está se destacando”.

Para o presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Almeida, se ainda há o preconceito do setor, isso deve-se as fakes news disseminadas pela mídia. “Nós tínhamos um problema de pré-conceito por parte da sociedade por conta das informações que não condiziam com a verdade, mas estamos mudando isso”.

Ainda segundo Frank, o setor de base florestal e o agronegócio interagem entre eles, como por exemplo, na questão da biomassa. Para Frank, o manejo florestal sustentável é uma opção de emprego e renda para muitas famílias. “Vamos gerar emprego e renda para essas pessoas. Vamos levar dignidade na região da Amazônia. Vamos levar desenvolvimento para as regiões inóspitas. Vamos inserir essas pessoas no mercado de trabalho de forma legal. Vamos aplicar tecnologia e ciência. Temos instituições que possuem expertise e podem nos ajudar”.

O presidente do Cipem, Ednei Blasius, pontua que a visita de Neri Geller, mostra que hoje o setor de base florestal vive uma nova realidade. “Ele tem sido um grande parceiro do nosso setor. Hoje temos representatividade. O setor de base florestal está integrado com as atividades do agro”, comemora.

Ednei também comemora a inserção do setor no plano safra. “Inserir o manejo florestal no plano safra é algo inédito”. Ainda de acordo com Ednei, no Mato Grosso, atualmente são 4.7 milhões de hectares de área com manejo florestal. Atualmente o setor gera 10 mil empregos diretos em Mato Grosso, sendo 520 indústrias associados, destas, 70 empresas estão na região da base do Simenorte.

“Quero destacar o setor de base florestal pelo ótimo trabalho. A base do Cipem, a presença do Frank no Fórum, inclusive, fazendo parte do CONAMA”, pontua o secretário de Políticas Públicas do Ministério da Agricultura e Pecuária, Nery Geller. Ainda de acordo com Geller, esses avanços foram importantes para incluir o setor no plano safra.

Nery finaliza ao dizer que o objetivo é acompanhar o setor e fortalece-lo. “Estamos trabalhando pelo setor e vamos continuar trabalhando para o fortalecer”.

Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top