Capa / Cidades / Assistência Social de Alta Floresta promove campanha  para a valorização da saúde das mulheres em vulnerabilidade

Assistência Social de Alta Floresta promove campanha  para a valorização da saúde das mulheres em vulnerabilidade

De acordo com dados da ONU, no mundo inteiro, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual por não terem condições de adquirir os materiais de higiene.

A Prefeitura Municipal de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Assistência Social, está promovendo a campanha de arrecadação de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade do nosso município, denominada “Todos por elas”. Em entrevista para a equipe do Jornal O Diário, a coordenadora do CRAS – Casa da Família, Gezelanea Fialho, explicou que as campanhas de arrecadação de absorventes surgiram após o Governo Federal, em 2021, vetar a distribuição gratuita dos materiais de higiene por meio do Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual.

Após críticas, no ano seguinte, o então Governo publicou um decreto para garantir o benefício ao menos para: mulheres em situação de rua; mulheres de 12 a 21 anos presas ou cumprindo medidas socioeducativas; e alunas entre 9 e 24 anos, de escolas públicas que façam parte do Programa Saúde na Escola e que tenham pelo menos metade dos alunos inscritos no Auxílio Brasil. O projeto aprovado pelo Congresso era mais generoso: previa a distribuição gratuita de absorventes a todas as mulheres em situação de rua e de vulnerabilidade social extrema, presidiárias e estudantes de baixa renda. “Depois desse veto surgiram várias campanhas pelo Brasil afora e é uma campanha que deu super certo”, disse Gezelanea.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, promovida pelo IBGE, revelaram que, das meninas entre 10 e 19 anos que deixaram de fazer alguma atividade (estudar, realizar afazeres domésticos, trabalhar ou até mesmo brincar) por problemas de saúde nos 14 dias anteriores à data da pesquisa, 2,88% delas deixaram de fazê-la por problemas menstruais. Conforme dados da ONU, no mundo, uma em cada dez meninas falta às aulas durante o período menstrual. No Brasil, esse número é ainda maior: uma entre quatro estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes.

Em Alta Floresta, a primeira campanha realizada no ano passado foi um grande sucesso. Este ano o período de arrecadação acontece durante todo o mês de fevereiro até o dia 05 de março. A população pode ajudar destinando os absorventes nos seguintes pontos: Estúdio Jéssica Durski; Stephanie Calçados; e Promotoria de justiça. Gih informou que caixas de arrecadação foram distribuídas também em vários outros comércios na cidade, incluindo farmácias, mercados e lojas. Lembrando que após a arrecadação, as equipes da Secretaria de Assistência Social farão a distribuição dos kits de higiene menstrual.

Bruno Felipe / Jornal O Diário

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top