Capa / Em Destaque / Pacientes diagnosticados com Diabetes podem retirar insulinas gratuitas nas Unidades de Saúde

Pacientes diagnosticados com Diabetes podem retirar insulinas gratuitas nas Unidades de Saúde

Bruno Felipe / Da Reportagem

Imagem Ilustrativa

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Atinge cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença. No próximo mês, será promovida em todo o Brasil a campanha ‘Novembro Azul’, que além de lembrar sobre a importância da realização do exame de próstata, também será o mês de discussão sobre a doença Diabetes, já que o dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes.

Este dia foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo inteiro sobre os problemas associados à doença, como a alta mortalidade por doenças cardiovasculares (infartos e insuficiência cardíaca), AVC (derrame), complicações específicas da doença, como insuficiência renal, perda da visão, alteração de sensibilidade nos membros inferiores e consequentes úlceras e amputações.

Lembrando que, em Alta Floresta, o paciente diagnosticado com a doença recebe de forma totalmente gratuita as insulinas através das Unidades de Saúde. O paciente que deseja retirar a dose de insulina necessita realizar um cadastro junto a Unidade, mediante a apresentação de receita médica; segundo a coordenadora da ‘Atenção Básica’, da Secretaria de Saúde do município, Leticia Viotto, é necessário que este cadastro seja renovado a cada 6 meses. Ela ressaltou que o aparelho de medição de glicemia, bem como as fitas e lancetas (dispositivos não tóxicos de uso único indicados para obter amostras de sangue para testes sanguíneos) são distribuídas de forma totalmente gratuita pela Farmácia Básica, localizada na Policlínica da Grande Cidade Alta. Para a aplicação das insulinas, as Unidades de Saúde também fazem a distribuição gratuita de seringas.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top