Breaking News

Projeto de Plano de Saneamento básico é discutido com secretarias municipais

reunião sobre saneamento 2

Kariny Santos/
Da redação

Integrantes dos comitês de Coordenação e Executivo responsáveis pelo processo de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos estiveram reunidos na manhã desta terça-feira (01) na sala de reuniões da Câmara Municipal com a chefe de saúde ambiental da Funasa (Fundação Nacional da Saúde), enfermeira Leliane Barbosa, tratando sobre o desenvolvimento das atividades.

Conforme Barbosa, na próxima semana representantes do município deverão ir à capital do Estado para apresentar um prognóstico em torno dos levantamentos realizados. “Foi uma reunião muito boa e produtiva e eu creio que até dezembro nós consigamos terminar de elaborar o plano, para que o município possa já estar no próximo ano em condições para ir em busca de recursos para executar o que tiver planejado”, afirmou.

O plano que está sendo elaborado e terá duração de 20 anos, sem o PMSB, a partir de 2014, a Prefeitura não poderá receber recursos federais para projetos de saneamento básico. Aprovado, o PMSB passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e atendimento com os serviços de água; coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo urbano e drenagem e destino adequado das águas de chuva.

Segundo a enfermeira a reunião foi um importante também para a discussão relacionada a liberação de recursos para combater problemas relacionados ao Aedes aegypti, que deve abrir até o final do mês um edital para o Projeto em educação e saúde ambiental, onde o município tem que inserir um projeto no site da Funasa, que pode garantir recurso com o valor mínimo de R$ 100.000,00 para o combate do mosquito vetor de mais de três tipos de doenças.

Check Also

Trabalhador de 24 anos morre tentando apagar fogo em lavoura na zona rural do Estado

Irlan Lima Costa, 24, morreu na tarde de quarta-feira (3), enquanto tentava apagar um incêndio …

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta …

Conab anuncia R$ 300 milhões para produtores de arroz na safra 2025/26

Adesão a programa garante venda do produto ao governo por valor fixado A Companhia Nacional …

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos …

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *