Capa / Cidades / Banco de sangue de Alta Floresta precisa de sangue com urgência

Banco de sangue de Alta Floresta precisa de sangue com urgência

KODAK Digital Still Camera

Kariny Santos

O mosquito Aedes aegypti tem deixado consequências para os municípios brasileiros. Em Alta Floresta os crescentes casos de dengue, zika vírus e febre chinkuguya, deixou o estoque de sangue zerado. Isso porque os doadores que são infectados pela doença não podem fazer a doação. Com estoque de sague baixo, a unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Alta Floresta, está realizando uma campanha de doação sangue.
Segundo a enfermeira da UCT, Lucielle Lirio Nonnenmacher, nos últimos anos o número de doadores assíduos tem diminuindo, e com esta epidemia de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti que o Brasil esta passando, o número de bolsas de sangue na unidade de coleta caiu muito, e as geladeiras estão vazias. “Por conta da diminuição destas coletas em relação a estes casos de zika e dengue. O que acontece, eles deixam os doadores inaptos, para doação de 02 a três meses”, ressaltou.
Segundo a enfermeira em tempos “comuns” as doações diárias são em torno de 10, mas nos últimos dias a queda foi drástica, tendo coletado de 22 a 25 de fevereiro apenas 04 doações. Mesmo com uma campanha realizada entre acadêmicos da Unemat no dia 26, que resultou em doações o número ainda é preocupante. “Na semana passada nós tivemos apenas 14 coletas a semana inteira, no final de semana a gente utilizou bastantes bolsas por conta de algumas emergências, quando foi na segunda-feira à gente sentiu o impacto desta baixa no estoque foi ai que surgiu às campanhas nas redes sociais e apareceram até que bastante doadores”, pontuou.
A enfermeira disse que os tipos que mais necessita no momento é a tipagem comum A e O positivo, e O negativo que é a tipagem doadora nacional, mas outros voluntários com tipagens diferentes também são de suma importância. “Infelizmente o sangue é um dos compostos do nosso organismo, alias ele é um órgão e não pode ser substituído, ele é único que não pode ser fabricado, ele realmente tem que vir de uma pessoa para ser transfundido em outra”. A UCT fica em anexo ao Hospital Regional Albert Sabin e funciona de segunda a sexta-feira.
Para doar é simples:
O voluntario tem que ser maior de 18 anos
Estar em perfeito estado de saúde.
Não ter tido zika ou dengue nos últimos dois meses.
Não ter tido Hepatite B e C.
Mulheres pesar acima de 54 kg e Homens 50 kg.
Não ingerir alimentos gordurosos e produtos lácteos antes doações.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top