Breaking News

De Londrina, pode vir a solução para coleta de resíduos sólido (lixão)

Sem títuloJuliana Gonçalves

O Prefeito Alexandre Kireeff recebeu, na quinta-feira (3), o secretário de Governo, George Danielides, e o coordenador de Projetos de Resíduos Sólidos, de Alta Floresta (MT), Valdinei Trujillo. A visita foi programada em conjunto com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), para que os representantes pudessem conhecer os trabalhos realizados, em Londrina, na gestão de resíduos e urbanização. A cidade de Alta Floresta está em busca de experiências e projetos bem-sucedidos em outros municípios, para que futuramente possa implantá-los.

Kireeff enfatizou a relevância dos programas executados em Londrina, que colocam a cidade como referência no tratamento de resíduos sólidos. “No final de 2014 recebemos o prêmio nacional Cidade Pró-Catador, pela capacidade inclusiva e pelos resultados que o nosso sistema de coleta seletiva tem gerado”, lembrou o prefeito.

Diversas mudanças, como as soluções tecnológicas aplicadas no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), e a integração de várias secretarias para desenvolver continuamente trabalhos na área ambiental e de gestão de resíduos, são consideradas iniciativas inovadoras que despertam a atenção de diversos municípios. “Essa troca de experiências é muito importante, e a Prefeitura de Londrina estará sempre de portas abertas aos gestores de outras cidades”, afirmou.

O presidente da CMTU e secretário municipal do Meio Ambiente, José Carlos Bruno de Oliveira, frisou a importância de Londrina na área ambiental, e afirmou que a cidade busca constantemente se aperfeiçoar neste segmento.

Ele cita algumas iniciativas importantes como a implementação do Programa Proverde, que permitirá o financiamento de projetos ambientais; o Termo de Cooperação entre o município, fabricantes, e cooperativas de reciclados, para logística reversa e produção de matérias primas a partir das embalagens; a parceria com concessionárias de veículos para plantio de mudas de árvores; entre outros. “Nosso objetivo é continuar progredindo por uma Londrina mais organizada, limpa e ambientalmente saudável”, disse.

Os secretários de Alta Floresta conheceram diversos locais da cidade, como a CooperRegião, cooperativa que administra resíduos reciclados; a Central de Tratamento de Resíduos; a SEMA, que apresentou alguns de seus projetos, como a Biblioteca Móvel, e o PEV.

“Londrina é exemplo na gestão de resíduos sólidos, tanto na coleta seletiva quanto na administração da Central de Tratamento. Resolvemos conhecer de perto os modelos adotados para que possamos investir em nossa cidade”, explicou o secretário George Danielides, que é londrinense e mora no Mato Grosso há 15 anos.

Check Also

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos …

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Operação da PF mira rede de tráfico sexual no Brasil e Irlanda; prisões em Mato Grosso e mais cinco estados

Esquema movimentava cerca de R$ 5 milhões por ano; três mandados de prisão foram cumpridos …

Corpo de Bombeiros combate incêndio em Escola Municipal em Juína

Segundo testemunhas, o fogo iniciou no ar condicionado da sala de aula e se alastrou …

Defesa contesta pena de 225 anos por estupros e assassinatos de mãe e filhas

A defesa de Gilberto Rodrigues dos Anjos, o “monstro de Sorriso”, ingressou com recurso contra …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *