O vereador Emerson Machado registrou a importância da instalação de um poço semi artesiano na região da Pista do Cabeça “prometido por vários deputados, por vários prefeitos, prefeitas prometeram, todo o tipo de político e o pessoal estava descrente”, segundo o vereador, após tantas promessas. O poço foi implantado graças a um acordo feito com o executivo quando Machado ainda presidia a Casa de Leis, através da devolução de recursos do duodécimo ao Poder Executivo para destinar à implantação de um poço artesiano. “Uma luta de sete anos”, afirmou ao mesmo tempo que ironizou, “aí eu vejo, depois de tanta correria que a gente faz, vereador fazendo indicação para poço artesiano para a Vila Rural I e II, para Jacaminho, muito fácil pescar em aquário”.
O vereador deixou clara a insatisfação que existe dentro da Câmara Municipal entre os próprios integrantes do legislativo, com um “pegando carona” no trabalho do outro. “Tem gente de uma natureza difícil, mas é assim mesmo, uns trabalham e outros gostam de viver da sombra dos outros”, afirmou.
Segundo o vereador, a partir de cobranças que fez, há pelo menos 158 projetos de poços artesianos e ou semiartesianos, junto à FUNASA para serem implantados em Alta Floresta e que irão beneficiar a várias comunidades, “Temos contato com a Funasa e mais de 15 postos vão sair, isso é de três anos de lutas, tentativas, acertos e erros”, finalizou.