Capa / Em Destaque / Eleitor publica “selfie” na urna em Betim (MG)

Eleitor publica “selfie” na urna em Betim (MG)

Selfie BrasilUm jovem publicou uma “selfie” em suas redes sociais do momento que estaria votando na manhã deste domingo (5) em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Após a divulgação da imagem, vários internautas comentaram a foto do jovem alertando-o de que a prática é ilegal e de que ele poderia ser punido por isso.

O rapaz, que deletou o perfil no Instagram, onde a foto foi divulgada, tinha dito que a publicação fazia parte de um “desafio”. Um inquérito eleitoral deve ser aberto para apurar o caso.

Não pode

Em meio à moda das selfies, a Justiça Eleitoral lembra aos eleitores que é proibido entrar na cabine de votação portando aparelhos que registrem imagens. A ação se configura como crime eleitoral e pode levar a até dois anos de prisão.

Para as eleições de 2014, nas portas das seções eleitorais serão colocados alertas da proibição do uso de celulares e de smartphones.

Os eleitores não serão revistados, mas os mesários estão instruídos para que fiquem atentos às possíveis selfies. A intenção é garantir que o eleitor preserve o seu voto em sigilo.

Segundo Marcelo Soutto Mayor, assessor parlamentar do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Brasília, o indicado é deixar, no momento da votação, os aparelhos celulares em cadeiras ou mesas distantes da cabine.

A proibição do uso de aparelhos que registrem imagens nas cabines de votação foi incluída na Lei das Eleições em 2009 e se encontra em vigor desde então.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top