Capa / Cidades / Crianças comem sentados em troncos de árvores em escola com ‘gato’ de energia e superlotação em MT

Crianças comem sentados em troncos de árvores em escola com ‘gato’ de energia e superlotação em MT

A lista de problemas enfrentados na Escola Estadual Monteiro Lobato, no distrito de Nova Poxoréu, em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, é extensa. Vai desde falta de fiação elétrica e de refeitório para a merenda até a superlotação. São 255 alunos estudando em cinco salas de aula.

Há cerca de três anos foram construídas salas anexas ao prédio da escola para atender aos alunos de um assentamento rural.

A energia elétrica foi desviada de uma residência vizinha à escola, procedimento ilegal conhecido como “gato”.

As paredes foram construídas com blocos de concreto e toldos foram instalados para amenizar o calor. As salas também alagam no período de chuva.

Durante o intervalo, os estudantes comem sentados em troncos de árvores, pois não têm lugar para ficar. Eles pegam os pratos e procuram algum lugar para sentar.

A estudante Maria Eduarda, de 17 anos, afirma que, como tem uma estrada de terra em frente à escola, a poeira chega até os pratos dos alunos, principalmente durante a seca.

“Vem bastante poeira nos nossos pratos, principalmente quando não chove e os carros passam”, disse.

Um campo de terra foi improvisado para os alunos praticaram algum esporte durante a aula de educação física.

O diretor da escola, Kleber Ribeiro dos Santos, informou que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) foi notificada sobre a estrutura do colégio e que uma ordem de serviço para a ligação de uma rede elétrica regular na escola deve ser realizada nesta semana.

A Seduc também informou que a escola deve receber R$ 15,8 mil para serem investidos na ampliação das salas de aulas e na estrutura do colégio e orientou a escola a solicitar uma verba emergencial para outros serviços de melhorias possam ser realizados. (G1/MT)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top