Capa / Economia / Diagnóstico aponta que caminhões da coleta de lixo não ocupam sua capacidade total de carga

Diagnóstico aponta que caminhões da coleta de lixo não ocupam sua capacidade total de carga

caminhao de lixo foto ilustrativaAltair Nery

O levantamento feito pela empresa “Excelência Engenharia”, aponta que a coleta de lixo de Alta Floresta poderia ser mais eficiente. No levantamento apresentado pelo engenheiro sanitarista Fernando Sanches, foi identificado que os caminhões andam os 19 km desde a região central de Alta Floresta até o aterro sanitário com a carga abaixo da capacidade, entre 30% e 70%.

“A gente verificou dentro do diagnóstico um dimensionamento equivocado das rotas de coleta, onde por muitas vezes os caminhões passam, fazem a coleta e vão praticamente vazios para a área de disposição, que fica a 19 km do centro de produção de massa, é uma distancia considerável a ser percorrida com o caminhão praticamente vazio”, explicou o sanitarista. Para ele uma simples organização (planejamento) da rota da coleta já seria suficiente para melhorar a eficiência da coleta de lixo.

Outro ponto falho apontado no relatório é com relação ao índice de pavimentação das ruas da cidade que segundo disse, é “muito pequeno, em torno de 44% da área da cidade”, explicou, ao mesmo tempo em que identificou que é cultural em todo o país, que as ruas pavimentadas não possuam galarias fluviais adequadas, o que invariavelmente acarretam problemas como inundações e alagamentos.

Mas o relatório também trouxe informações positivas em relação à estrutura de saneamento básico, um destes exemplos é o fornecimento de água tratada. “A cidade já é bem abastecida, a água pelo auto monitoramento oferecido pela concessionária possui boa qualidade e a área urbana hoje é 100% atendida, dentro da área de abrangência do contrato de concessão feito pela prefeitura, com rede de água de forma adequada”, explicou.

Após a fase de discussões do plano de saneamento básico de Alta Floresta, o plano deverá ser implantado e terá validade de 20 anos, com revisão já previamente prevista a cada quatro anos. O plano está disponível para análise da sociedade no endereço https://www.pmsbaltafloresta.com.br/

Apenas três vereadores, Elisa Gomes, Mequiel Zacarias e Cida Sicuto participaram da audiência pública.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top