Capa / Agropecuária / Indústria de pesquisa de sementes planeja instalação em Alta Floresta

Indústria de pesquisa de sementes planeja instalação em Alta Floresta

semente

Assessoria PMAF

Uma empresa paulista, sediada em Araraquara, que atua no segmento de ciências agrícolas, que engloba a indústria e comércio de produtos químicos para nutrição e proteção de plantas, estuda a implantação de uma unidade em Alta Floresta. Representantes da empresa já fizeram visitas ao município e discutem a ocupação de uma área que no passado serviu para o desenvolvimento de agentes de controle biológico de pastagens.

Na última semana, o engenheiro agrônomo Marcos Cesar Costa, um dos diretores da Geoclean, se reuniu com representantes da Fundação Agroambiental da Amazônia, das Secretarias de Governo, Desenvolvimento e de Agricultura do município e com o prefeito Asiel Bezerra, para discutir a possibilidade de ocupação do terreno, localizado na Comunidade Ouro Verde, para servir como base nas pesquisas desenvolvidas pela empresa. Segundo Marcos, a preocupação da Geoclean é levar ao campo os melhores produtos, respeitando o meio-ambiente e investindo em novas tecnologias.

“O nosso objetivo é a produção de produtos químicos e biológicos voltados para a agricultura”, destacou o agrônomo, citando que Alta Floresta chamou a atenção pela pujança, com a presença da Floresta Amazônica, com uma infinidade de recursos naturais e micro-organismos que podem proteger a agricultura. “Aliado a isso, o próprio desenvolvimento agrícola na região, com a chegada da lavoura da soja e outras culturas que virão, e começa a se tornar um centro importante”, assinalou.

Marcos visitou diversas localidades e comentou que o espaço onde a Funam desenvolveu estudos e a criação do fungo Metarhizium anisopliae, usado no controle de pragas que atacam pastagens, é ideal para o desenvolvimento de pesquisas com o mesmo objetivo. “Achamos que existe um ambiente propício pra gente iniciar as nossas atividades, principalmente a produção de produtos biológicos para proteção de plantas na região”, explicou o agrônomo, reconhecendo a necessidade de investimentos na adequação da estrutura física.

Representante da Funam, o engenheiro agrônomo Zacarias Marques disse ter ficado satisfeito com o interesse da empresa paulista em desenvolver pesquisas para controle biológico de plantas na região. Zacarias explicou que a Fundação Agroambienal da Amazônia está encerrando suas atividades em razão da morte súbita das pastagens, doença que castigou e dizimou boa parte das pastagens brachiaria na região. “Muitos produtores mudaram pra outro tipo de capim e o carro-chefe da Funam era a produção de fungo Metarhizium que controlava a cigarrinha do pasto. Como mudou a pastagem, diminuiu a cigarrinha, caindo a demanda pelo fungo. Então a Funam ficou desativada”, observou, lembrando que o objetivo da Geoclean vai de encontro ao objetivo da entidade, que dissolvida deve retornar o patrimônio à Prefeitura. Zacarias acredita que a estrutura sendo repassado à empresa vai dar novo ânimo no meio rural, mantendo pesquisas de agentes de controle biológico e gerando empregos para o desenvolvimento de suas atividades.

Conforme o secretário de Agricultura, Altamir Feliciano Pereira, o município estuda como fazer a cessão da área e destaca a importância que a instalação da indústria paulista representa para o setor agrícola. Altamir lembra que desde o momento em que a Funam manifestou desejo de abrir mão da área o prefeito Asiel assinalava que o objetivo era fazer com que pesquisas continuassem sendo desenvolvidas no local, atendendo demandas existentes no setor agropecuário regional. “Isso, da tratativa para a vinda da empresa, não é de agora, ela não caiu de paraquedas, o prefeito já vem conversando sobre isso desde o ano passado”, revelou, citando que o projeto de pesquisa de biocontrole vai envolver também estudantes de agronomia. “Vai gerar emprego e tecnologia para nossa região. Isso é muito bom. Agricultura agradece, a pecuária agradece. A economia e a parte social também agradecem pelo que isso vai representar futuramente”, enalteceu Altamir, destacando o empenho do prefeito em buscar soluções que atendam a coletividade.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top