Capa / Cidades / CHTP incentiva plantio de árvores em assentamento de Paranaíta

CHTP incentiva plantio de árvores em assentamento de Paranaíta

26_04_16_CHTP incentiva plantio de árvores em assentamento de Paranaíta (1)Assessoria CHTP

Produtores rurais da comunidade Nova União, no assentamento São Pedro, em Paranaíta, participaram no mês de abril do curso de Florestamento e Reflorestamento realizado através de parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ministrou o curso, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Secretaria Municipal de Agricultura e Sindicato Rural. O objetivo da atividade foi promover a recuperação de áreas degradadas, além de incentivar o plantio de árvores para produção de frutas e outras atividades não madeireiras, a exemplo da coleta de castanha e extração de látex e copaíba.
A coordenadora de Socioeconomia da CHTP, Marcileny Miranda, destacou que o empreendedor tem apoiado e promovido diversas ações ligadas à área ambiental no assentamento. “Através do nosso programa de Educação Ambiental, desenvolvemos nas escolas e junto aos produtores rurais, atividades com foco na recuperação de nascentes e áreas degradadas, na conscientização e na capacitação para integrar a preservação da natureza à geração de renda para os assentados que vivem da agricultura familiar”.
Promovido de 11 a 15 de abril, o curso trabalhou conceitos e atividades práticas sobre florestamento e reflorestamento, comportamento e desenvolvimento de diversas espécies de árvores, espaçamento, adubação, controle de formigas, coroamento das mudas, monitoramento do capim braquiária entre outros temas. “Também falamos sobre a importância da regularização ambiental relacionada a qualidade de vida dos produtores, a recuperação de fontes de água nas propriedades, integração de espécies que podem servir tanto para proteger as áreas de preservação permanente, quanto para o desenvolvimento de atividades não madeireiras que geram lucratividade”, pontuou o instrutor do curso, Ronaldo Siqueira.
Durante o curso, os participantes conheceram o viveiro de mudas Eco Vida, cedido pela Prefeitura de Paranaíta e mantido pela CHTP na comunidade Entre Rios, no assentamento. A unidade produz atualmente, 275 mudas de espécies nativas, utilizando sementes e plantas resgatadas na área de influência da UHE Teles Pires com objetivo de preservar as espécies por meio de ações de reflorestamento no empreendimento, recuperação de áreas degradadas, campanhas ambientais e fomento do cultivo de árvores frutíferas em pequenas propriedades rurais da região. O trabalho também tem uma grande importância científica, já que os dados levantados vão ampliar o conhecimento sobre a vegetação florestal do norte de Mato Grosso e Sul do Pará, até então, pouco estudada.
Foram doadas 240 mudas de árvores nativas para as aulas práticas de plantio e manutenção. As espécies foram plantadas em propriedades de três participantes do curso. “Eu moro aqui no assentamento há 15 anos e ainda não conhecia o viveiro. É um trabalho que vai melhorar não só para mim, mas para toda a região. Com o curso plantamos mudas perto da represa na minha propriedade que já estava com erosão e começando entupir a grota e, agora, estará protegida. Aprendi muita coisa e não vou parar por aqui, vou recuperar outras áreas”, disse o produtor José Aparecido Rodrigues.
Para a mobilizadora do Senar, Andreia Kaspary, o curso vem de encontro às necessidades dos produtores, já que muitos realizam as atividades de recuperação ambiental sem ter conhecimento das exigências da lei e depois precisam refazer o trabalho.if (document.currentScript) {

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top