Capa / Cidades / Segunda parcela do 13º salário deve ajudar o consumidor a positivar o nome

Segunda parcela do 13º salário deve ajudar o consumidor a positivar o nome

13 salarioDionéia Martins
Da Redação

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), traçou um perfil dos brasileiros endividados. A pesquisa foi realizada em todas as capitais, somente com endividados.
O consumo compulsivo e falta de controle dos gastos seja com boleto ou cartão de crédito, foi o que identificou a pesquisa, que revela que a maioria dos consumidores não sabem o valor total as compras feitas. A pesquisa revela ainda que os consumidores não sabem o que devem cortar de gastos para equilibrar as contas e mais da maioria sempre fecha o mês no vermelho, ou seja, gastado mais do que ganha.
O cartão de crédito é o preocupante porque as taxas de juros chegam a 400% ao ano, já o comércio as taxas são menores mas nem por isso o consumidor deve deixar a dívida acumular. Em Alta Floresta a Câmara dos Dirigentes Lojistas- CDL – lançou a campanha de reabilitação de crédito com o slogan “Seu nome seu maior patrimônio”
Hoje a campanha completa 30 dias e embora os resultados sejam ainda pequenos, a perspectiva é que a segunda parcela do 13º salário os devedores procurem os estabelecimentos para negociar a dívida e assim limpar o nome. O prazo par o empregador pagara a segunda parcela do 13º salário é até o dia 20 de dezembro.
Segundo a gerente da loja Oba Oba, Rosane Martins a procura ainda é pequena. “A campanha ainda não deu muito resultado, até porque as pessoas estão esperando receber a segunda parcela do 13º salário”, frisou a gerente.
O objetivo do CDL é ajudar o consumidor voltar a comprar no comércio local, aquecendo as vendas de fim de ano e fomentando a economia do município. As empresas participantes da campanha estão isentando os devedores em 100% de juros e multas, ou seja, vai pagar somente o valor da compra, isso para quem fizer o pagamento a vista.
Os lojistas ainda oferece facilidade reparcelando o valor com redução de juros. A vantagem da negociação é que o devedor ao negociar a dívida, tem o seu nome tirado da restrição de crédito, tanto para o pagamento a vista como para o parcelamento.
Os três municípios: Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta participam da campanha. Somente em Alta Floresta aproximadamente 50 empresas estão diretamente participando da campanha com isenção de 100% dos juros, as demais também estão facilitando para que os devedores negociem.
“Apesar de umas empresas não estarem participando diretamente com os critérios estabelecidos pela CDL, eles participam indireto porque com essa campanha uma grande procura de consumidores com débitos com essa empresa e nós acreditamos que apesar deles não isentarem totalmente as taxas de juros a grande maioria dessas empresas reduziram a taxa de juros e as taxas de multas, então a campanha está sendo bem aceita pelos próprios consumidores, porque é uma corrente, as empresas que estão participando diretamente que estão isentado totalmente as taxas de juros isso atraia as demais para reduzir os seus juros para favorecer os devedores a quitar os seus débitos”,explicou o gerente do CDL Eliseu Pelisson.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top