Capa / Em Destaque / Alunos do CEJA vão à Câmara para entender as finalidades do Poder Legislativo

Alunos do CEJA vão à Câmara para entender as finalidades do Poder Legislativo

Ceja na CamaraUm grupo de alunos do CEJA – Escola de Educação de Jovens e Adultos, de Alta Floresta, esteve ontem na Câmara Municipal, em visita ao poder legislativo, como parte de um projeto idealizado pela instituição que busca levar os alunos à conhecer como funcionam as instituições políticas de Alta Floresta. O grupo foi acompanhado por professores que também participaram das entrevistas com os vereadores.
A professora Mariza Moreira dos Santos, uma das idealizadoras do projeto disse que o trabalho in loco, faz com que os alunos melhorem a sua percepção em relação aos poderes constituídos. “Foi falado em politicagem e política, que são duas coisas diferentes, então o objetivo é trabalhar com os alunos”, disse a professora, afirmando que esta vivência é importante para os alunos em idade adulta, pois eles já têm a sua história própria de vida e passam a ter uma “nova visão” sobre como funcionam as instituições.
Aluina CejaA aluna Roseane Rodrigues de Souza, disse que ficou impressionada com as informações que recebeu. Ela afirmou que nunca tinha ido à Câmara de Vereadores e as descobertas serão muito importantes para a sua vida, apontando algumas destas descobertas, “os nossos direitos, de vir aqui conhecer o estabelecimento, fiscalizar, saber como funciona. Não era do jeito que eu imaginava, hoje eu tive uma clareza maior”, afirmou. Encantada com o que viu, Roseane fez questão de registrar o momento através de uma foto na Tribuna da Casa de Leis, fazendo poses como se estivesse fazendo um discurso. Indagada se algum dia ela pensou em ser vereadora, ela disse que não havia pensado, pelo menos até a vista de ontem. A partir de agora… “talvez, talvez sim, certeza, porque a gente, conforme vai tendo o trabalho, o estudo, a gente vai tendo aquela vontade né, vai crescendo a vontade de saber, a curiosidade de participar”, afirmou.
A professora Elizabete Emília Ribeiro Teixeira, professora de história, fez questão de agradecer aos patrões dos alunos, já que, como são todos adultos, muitos trabalham e conseguiram liberação de seus serviços para a visita ao Poder Legislativo. “Nós nos esforçamos todos os dias para fazer nossos alunos seres mais participantes no sentido da política, a gente sabe, como foi dito pelos próprios vereadores, que tem muita coisa errada e que precisa ser mudada e pra haver a mudança, primeiro tem que haver conscientização”, disse a educadora.
O presidente da Câmara de Vereadores, Elói Crestani, aprovou a visita dos alunos do CEJA afirmando que é vital para o entendimento do trabalho dos vereadores, que a sociedadeacompanhe os trabalhos que são desenvolvidos na Casa de Leis. “Fortalece muito a nós vereadores, para que a população conheça o papel do vereador, o que ele faz,o que que ele pode fazer e também aquilo que ele não pode fazer”, afirmou. “Espero que eles venham mais vezes, espero que outras escolas também venham à esta Casa de Leis e busquem uma forma de que o vereador leve o conhecimento do papel do vereador”, finalizou.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top