Capa / Cidades / Monitoramento do clima ajuda a prevenir acidentes durante cheia do rio Teles Pires

Monitoramento do clima ajuda a prevenir acidentes durante cheia do rio Teles Pires

SONY DSCA região amazônica passa atualmente por um forte período chuvoso. As constantes tempestades têm causado o aumento do volume de água nas bacias dos rios, incluindo o Teles Pires. Para minimizar possíveis impactos, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP) realiza o monitoramento da quantidade de chuva e do comportamento do rio.

A empresa acompanha diariamente, com equipamentos de alta tecnologia, o nível de água do rio. Os medidores foram instalados na obra da Usina Teles Pires, na Balsa do Cajueiro, em São Pedro do Paranaíta e na Foz Jusante do rio Peixoto. Mensalmente, são produzidos boletins meteorológicos com informações referentes a temperatura, umidade relativa do ar, evaporação e pressão da água, velocidade e direção dos ventos, radiação solar e a incidência de chuvas.

Em março, o monitoramento permitiu identificar dias com chuvas mais fortes, principalmente na região da Foz do Peixoto e na região do Cajueiro. Já na estação localizada na UHE Teles Pires, a precipitação foi considerada normal. A Companhia Hidrelétrica Teles Pires distribuiu material informativo sobre as cheias nos rios em pousadas, colônias de pescadores, associações de mineradores, defesa civil e para moradores de ilhas, além de intensificar a veiculação dessas informações nas rádios e emissora de  TV local para levar o comunicado a  um maior número de moradores de Paranaíta e Alta Floresta. (Assessoria)

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top