Capa / Em Destaque / Projeto “caminhada, passos que salvam” será promovido em AF no dia 24

Projeto “caminhada, passos que salvam” será promovido em AF no dia 24

matéria CAMINHADA PASSOS QUE SALVAMA Caminhada Passos que Salvam tem por objetivo despertar, conscientizar a atenção de toda a população para o diagnóstico precoce e combater o câncer em crianças e jovens. Esta é a segunda vez que o projeto acontece no Brasil, este ano em 70 cidades de 5 estados, onde simultaneamente as pessoas estarão caminhando em prol dessa causa.
Alta Floresta é a única cidade no estado de Mato Grosso a participar deste evento. A cirurgiã-dentista Dra. Leila Rennó está à frente do projeto que além de disseminar a informação sobre o tratamento precoce, a “Caminhada Passos que Salvam” também possui uma ação prática e mais direta de combate ao câncer infantojuvenil: ao adquirir o kit com a camiseta, boné e um cadarço, no valor de R$ 25,00, cada participante colabora para arrecadar fundos para o tratamento de pacientes no Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos.
Dra. Leila Rennó destaca que a ação é para alertar a população para que encaminhem crianças aos centros especializados de tratamento em tempo hábil para que alcancem a cura.”O intuito é despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e de divulgar a pais e professores quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves”, explica Leila Rennó.
Porque ajudar? – Somente em 2013, mais de 12 mil crianças serão diagnosticadas no Brasil e destas apenas 50% delas receberão atendimentos. Quando são atendidas, muitas crianças e adolescentes com câncer já chegam com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico e desinformação dos médicos. O diagnóstico precoce do câncer infantil, muitas vezes, é prejudicado pela semelhança dos sinais e sintomas desta patologia com doenças comuns na infância. Por outro lado, os profissionais encontram dificuldade em fechar o diagnóstico, o que atrasa a busca por serviços médicos especializados, por isso, o conhecimento do pediatra acerca do câncer é determinante para o diagnóstico rápido e seguro.
Por isso, uma ação como a Caminhada Passos que Salvam é muito importante. Uma vez que o sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença quando ela ainda está no início, disseminar as informações sobre prevenção e diagnóstico precoce para a população e para os profissionais de saúde, é extremamente necessário para que a criança possa iniciar um tratamento adequado em centros especializados. Estima-se que em torno de 70% das crianças acometidas de câncer podem ser curadas e ter boa qualidade de vida após o tratamento, desde que sejam diagnosticadas precocemente, tratadas em centros especializados e com um tratamento menos agressivo.

 Alex Cordeiro

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top