Breaking News

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos das Pessoas com Deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência foi instituído no município pela Lei 1.662/2008, que se encontra em vigor até os dias atuais. No entanto, o município de Alta Floresta deu um passo importante na garantia e promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

A reestruturação da Lei do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência fortalece a atuação do órgão, ampliando sua representatividade e capacidade de formular políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

Uma das principais inovações será a criação do Fundo Municipal do Conselho de Direitos da Pessoa com Deficiência, que representa um marco para o financiamento de ações voltadas à acessibilidade, inclusão social e promoção da cidadania.

O Fundo permitirá a captação e aplicação de recursos em projetos e iniciativas que beneficiem diretamente essa parcela da população, assegurando que políticas públicas saiam do papel e se concretizem em melhorias reais para o dia a dia.

Além da modernização da legislação e da criação do Fundo, também foram nomeados os novos conselheiros municipais para atuar no Biênio 2025/2027, que terão a missão de acompanhar, propor e fiscalizar ações voltadas às pessoas com deficiência.

O Conselho é formado por representantes da sociedade civil e do poder público, garantindo pluralidade de vozes e o compromisso com uma gestão democrática e participativa.

Para os novos Conselheiros, a existência de um Conselho atuante é fundamental para assegurar que as demandas da comunidade sejam ouvidas e atendidas. Já o Fundo representa a garantia de meios financeiros para que as propostas possam ser implementadas com maior agilidade e eficácia.

Com essas mudanças, Alta Floresta, reafirma seu compromisso com a inclusão, o respeito às diferenças e a promoção da igualdade de oportunidades, fortalecendo sua posição como um município que valoriza a cidadania e a dignidade de todas as pessoas.

Assessoria de Comunicação

Check Also

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta …

Conab anuncia R$ 300 milhões para produtores de arroz na safra 2025/26

Adesão a programa garante venda do produto ao governo por valor fixado A Companhia Nacional …

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Câmara discutirá Indicação que propõe modernização urbanística e desburocratização do setor de obras

Na sessão ordinária da próxima segunda-feira (08), a Câmara Municipal de Alta Floresta terá como …

Vereador Claudinei de Jesus cobra agilidade da Prefeitura para construção de novas escolas

O vereador Claudinei de Jesus (MDB) voltou a cobrar, de forma incisiva, maior agilidade da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *