A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu, nesta semana, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) para debater a importância de incluir a adaptação climática no currículo escolar. O encontro foi realizado em Brasília e teve como foco o fortalecimento da educação ambiental nas escolas de todo o Brasil, preparando os jovens para os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
Durante a reunião, os estudantes enfatizaram a necessidade de que temas relacionados às mudanças climáticas, sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais façam parte da educação básica. Segundo eles, é essencial que as futuras gerações compreendam os impactos das mudanças do clima e possam atuar de maneira mais eficaz na proteção do meio ambiente.
Marina Silva, por sua vez, destacou que a educação ambiental precisa ser uma prioridade nacional. Ela ressaltou que a inclusão de temas sobre adaptação às mudanças climáticas no currículo escolar pode contribuir para a formação de uma sociedade mais resiliente, capaz de enfrentar fenômenos como enchentes e secas. A ministra ainda apontou que as escolas são locais ideais para formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios climáticos.
O encontro também abordou a importância de políticas públicas que incentivem a capacitação de professores para que eles possam tratar desses temas de forma adequada. Além disso, foi discutida a criação de materiais didáticos que abordem as questões climáticas, garantindo que todos os alunos, independentemente da região onde vivem, tenham acesso a um conteúdo que prepare para o futuro.












