Um sistema automático de segurança evitou uma possível colisão entre dois aviões comerciais que cruzavam o Oceano Atlântico em sentidos opostos, no dia 10 de julho de 2026. O caso envolveu uma aeronave da Iberia, que fazia o trajeto entre Recife, em Pernambuco, e Madri, na Espanha, e um avião da Air Europa, que seguia de Madri para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Segundo informações divulgadas pela CNN Brasil e pelo relatório citado na apuração, as duas aeronaves estavam na mesma aerovia, próximas à costa do Saara Ocidental e das Ilhas Canárias, quando o Sistema de Alerta de Tráfego e Prevenção de Colisão (TCAS) identificou uma situação de risco. Os aviões estavam em níveis de voo semelhantes e em trajetórias opostas.
Com a ativação do sistema, os pilotos receberam orientações automáticas para modificar a altitude das aeronaves. O Airbus A321 da Iberia recebeu o comando “TCAS RA DESCEND” e realizou uma descida de 500 pés, enquanto o Boeing 787-9 da Air Europa recebeu o alerta “TCAS RA CLIMB” e subiu 400 pés, seguindo as instruções de segurança emitidas pelo equipamento.
Após a execução das manobras, o sistema indicou que o conflito havia sido resolvido e as duas aeronaves continuaram seus respectivos voos. Os passageiros e tripulantes chegaram aos destinos previstos sem ferimentos ou danos registrados.
A Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes da Aviação Civil da Espanha (CIAIAC) abriu uma investigação para analisar o episódio e verificar as circunstâncias que levaram ao acionamento do sistema de prevenção de colisões. O caso reforça a importância dos equipamentos de segurança embarcados nas aeronaves comerciais para evitar acidentes em situações de aproximação perigosa.













