O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta aos aposentados, pensionistas e demais segurados sobre alterações temporárias no funcionamento das agências e da Central 135 na segunda-feira, 29 de junho. As mudanças ocorreram em razão da partida da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, seguindo as orientações da Portaria MGI nº 4.779/2026.
De acordo com o comunicado, as agências do INSS funcionaram apenas até as 11h em todo o país. Já o atendimento humano da Central 135 ficou suspenso entre 13h e 17h, sendo retomado normalmente após esse período. Apesar da alteração no expediente, os serviços digitais permaneceram disponíveis durante todo o dia.
O instituto reforçou que o aplicativo Meu INSS e o portal oficial continuaram operando normalmente, permitindo aos segurados realizar agendamentos de perícias, solicitar benefícios, consultar extratos, emitir documentos e acompanhar processos sem qualquer interrupção. As opções automatizadas da Central 135 também permaneceram em funcionamento.
Segundo o INSS, a medida teve como objetivo adequar o expediente dos órgãos públicos federais ao horário do jogo da Seleção Brasileira, minimizando impactos no atendimento. O funcionamento normal das agências e dos canais de atendimento foi retomado na terça-feira, 30 de junho, enquanto os serviços digitais seguiram disponíveis 24 horas por dia para os segurados.












