Breaking News

Saúde Bucal do futuro: Alta Floresta é selecionada para projeto piloto do Ministério da Saúde

Alta Floresta foi selecionada pelo Ministério da Saúde como uma das cinco localidades piloto para integrar o projeto “Inserção da Saúde Digital na Política Nacional de Saúde Bucal”, uma iniciativa da Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB/Desco/Saps/MS), desenvolvida em parceria com o Núcleo de Telessaúde (NuTes) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP).

O projeto tem como foco oferecer formação especializada e cooperação técnica para a implantação de ferramentas digitais na área da saúde bucal, reforçando o uso de tecnologia como estratégia para ampliar o acesso a informações, diagnósticos e práticas preventivas. A iniciativa busca modernizar a Política Nacional de Saúde Bucal e transformar as cinco cidades selecionadas em polos de referência para os demais municípios brasileiros.

Além de Alta Floresta, participam também do projeto os municípios de Vila Velha (ES), Vitória de Santo Antão (PE), Natal (RN) e Manicoré (AM). A escolha dessas localidades considerou aspectos estratégicos, como diversidade regional e capacidade de multiplicar os resultados.

Alta Floresta foi o primeiro município a receber a visita da equipe do NuTes/FOUSP, em 1º de setembro, data em que foi realizado o Reconhecimento do Território e o Treinamento Presencial da Equipe de Saúde Bucal local. Durante o encontro, os profissionais tiveram acesso a conteúdos atualizados e práticos sobre a utilização de recursos digitais aplicados à odontologia, visando fortalecer a atuação das equipes de atenção básica no atendimento à população.

O treinamento foi conduzido por profissionais de referência nacional na área: Deise Garrido, professora doutora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da Faculdade de Odontologia da USP; Celso Zilbovicius, professor doutor da mesma instituição; e Camila Huanca, pesquisadora do Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia da USP.

De acordo com os especialistas, a incorporação da saúde digital na política pública odontológica permitirá avanços significativos, como maior integração entre equipes de diferentes regiões, apoio à tomada de decisão clínica por meio de tecnologias de tele odontologia e fortalecimento das ações de prevenção e promoção de saúde junto à comunidade.

Para Alta Floresta, a participação no projeto representa um marco importante no fortalecimento da rede de saúde bucal e no acesso da população a um atendimento cada vez mais qualificado, moderno e conectado às novas tecnologias.

Assessoria de Comunicação

Check Also

Programa prevê mais dinheiro e redução de fila do SUS

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) reiterou, em audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato …

Trabalhador de 24 anos morre tentando apagar fogo em lavoura na zona rural do Estado

Irlan Lima Costa, 24, morreu na tarde de quarta-feira (3), enquanto tentava apagar um incêndio …

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta …

Conab anuncia R$ 300 milhões para produtores de arroz na safra 2025/26

Adesão a programa garante venda do produto ao governo por valor fixado A Companhia Nacional …

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *