Breaking News

Trilha das Castanheiras promove uma experiência sensorial e inclusiva que permite uma conexão com a natureza em Alta Floresta

Criada em 2022, a Trilha das Castanheiras promove uma atividade sensorial e é uma iniciativa que vem transformando a forma como crianças e visitantes se conectam com o meio ambiente em Alta Floresta.

Idealizada pela pesquisadora Maysa Neri, sob orientação da professora doutora Ivone Vieira da Silva, da Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat –, o espaço conta com mais de mil metros de extensão e é equipado com placas ilustrativas e sensitivas, estimulando os sentidos e promovendo uma vivência imersiva na natureza.

A trilha é resultado de uma parceria entre a Unemat, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que para esta atividades teve apoio do Corpo de Bombeiros, que ofereceu suporte na segurança para o momento acontecer.

Segundo a professora Kelyda Oliveira, a ação faz parte do projeto de mestrado Autismo e Meio Ambiente: Atendimento Educacional em Alta Floresta, que busca promover momentos de inclusão e integração para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio do contato com a natureza.

“Essa atividade tem o objetivo de proporcionar momentos inclusivos, em meio à natureza, valorizando o desenvolvimento sensorial e a interação com o ambiente natural”, explica Kelyda.

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite, destaca a importância da trilha para a educação ambiental e o acesso inclusivo ao bioma amazônico. “É uma trilha inclusiva que dá oportunidades para as crianças conhecerem um pouco da nossa floresta — com olhares, sentidos, cheiros. Hoje, essas crianças estão tendo a chance de vivenciar o nosso bioma amazônico de forma única”, afirmou.

A Trilha Sensorial tem se consolidado como um espaço de aprendizado, inclusão e valorização do meio ambiente, reafirmando o compromisso de Alta Floresta com a educação e o desenvolvimento sustentável.

Fabio Bonadeu

Diretoria de Comunicação

Check Also

Trabalhador de 24 anos morre tentando apagar fogo em lavoura na zona rural do Estado

Irlan Lima Costa, 24, morreu na tarde de quarta-feira (3), enquanto tentava apagar um incêndio …

Carteira nacional do professor será entregue em outubro, anuncia MEC

Projeto que cria documento aguarda sanção presidencial O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta …

Conab anuncia R$ 300 milhões para produtores de arroz na safra 2025/26

Adesão a programa garante venda do produto ao governo por valor fixado A Companhia Nacional …

Compromisso com a inclusão: Alta Floresta dá passo importante pela inclusão com reestruturação do CMDPD

Alta Floresta avança na política de inclusão com reestruturação da Lei do Conselho de Direitos …

SES articula ações de promoção à saúde mental no Setembro Amarelo

Campanha tem o objetivo de mobilizar a sociedade na prevenção ao suicídio; encontro intersetorial será …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *