
Durante o mês de agosto, o município de Alta Floresta intensifica suas ações de enfrentamento à violência contra a mulher por meio da campanha Agosto Lilás, movimento nacional de conscientização que visa alertar a sociedade sobre a importância de prevenir, combater e denunciar todas as formas de violência de gênero.
Com uma programação especial, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em parceria com a Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, com apoio da rede de proteção à mulher, realizará uma série de atividades de caráter informativo durante todo o mês.
Todo esse trabalho tem como objetivo alcançar o maior número possível de mulheres e ampliar o conhecimento sobre os direitos garantidos pela Lei Maria da Penha, que neste ano completa 19 anos.
Mais do que promover ações pontuais, Alta Floresta se destaca atualmente por contar com uma rede de proteção estruturada, composta por órgãos como o CREAS, CRAS, Polícia Judiciária Civil, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, que atuam diretamente na escuta, acolhimento e encaminhamento das vítimas.
Denunciar é a principal força contra qualquer tipo de violência. Silenciar é permitir que o ciclo continue. Ao contrário, a denúncia rompe o silêncio, fortalece a rede de apoio e contribui para a responsabilização do agressor, além de encorajar para que mais mulheres efetuem denúncias.
As vítimas ou qualquer pessoa que presencie uma situação de violência podem entrar em contato com os canais oficiais, como o Disque 180, a Polícia Militar (190) ou diretamente nos serviços especializados do município.
O Agosto Lilás é mais do que um mês de campanha. É um chamado à conscientização permanente de que a violência contra a mulher não deve ser tolerada em nenhuma circunstância. E em Alta Floresta, esse compromisso é levado a sério.
Fabio Bonadeu
Diretoria de Comunicação