Breaking News

Vacinação contra gripe passa a ser aplicada em todos os públicos a partir desta terça-feira (1º)

Todos os mato-grossenses devem procurar os postos de saúde para se vacinarem contra a influenza

As doses da vacina contra a influenza serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem os postos de saúde de Mato Grosso a partir desta terça-feira (1º.7). A vacinação começou para o público prioritário (crianças, idosos e gestantes) e grupos estratégicos (como puérperas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua) em abril e continuará durante todo o ano para quem tem mais de seis meses de idade.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) já distribuiu mais de 1,1 milhão de doses aos municípios, responsáveis por realizar a imunização, mas, até o momento, apenas 536.414 doses foram aplicadas em Mato Grosso. A cobertura vacinal do grupo prioritário está em 36,2%, abaixo da cobertura nacional (42,1%).

“Inicialmente, priorizamos a vacinação do grupo prioritário por causa da gravidade da doença para este público. Agora, porém, é importante que todas as pessoas procurem os postos de saúde para se protegerem contra a gripe e que, assim, a gente consiga evitar novos casos de síndromes respiratórias no Estado”, disse o secretário de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a decisão de ampliar a vacinação contra a gripe em 1º de julho foi tomada pela Secretaria em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT).

“A vacina imuniza contra três tipos de vírus da influenza e é fundamental para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções. Por isso, a vacinação pode ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

Essa medida é adotada em consonância com o Ministério da Saúde, que permitiu essa flexibilização para ampliação do público da vacina contra a gripe, porém, condicionada à regra de que os municípios devem guardar doses para o público-alvo prioritário.

Luiza Goulart | SES-MT

Check Also

Ação preventiva da Direção de Trânsito e Polícia Militar resulta na apreensão de veículo envolvido em estelionato em São Paulo

Um trabalho conjunto entre a Direção de Trânsito e a Polícia Militar resultou na apreensão …

Eletrobras reduz nível de reservatório e põe UHE em estado de alerta

Ativo está localizado no rio Teles Pires, em Mato Grosso, e tem 300 MW de …

Taxas correspondentes ao Indea passam a ser emitidas com CPF ou CNPJ vinculado ao estabelecimento rural

Documentos de Arrecadação Fiscal emitidos em formato diferente só poderão ser utilizados até o dia …

Líderes do CV em MT fogem de cadeia feminina em Cuiabá

Duas lideranças do Comando Vermelho fugiram do presídio Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, …

Apiacás vem se transformando em um grande canteiro de obras

O respeito ao dinheiro público e o equilíbrio fiscal tem feito com que Apiacás venha …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *