Capa / Cidades / Médica infectologista explica importância da vacinação e tira dúvidas sobre possíveis reações

Médica infectologista explica importância da vacinação e tira dúvidas sobre possíveis reações

Desde o início do processo de imunização contra Covid-19 em Sinop, a vacinação tem se mostrado eficaz na redução de casos moderados e graves contra a doença. No entanto, ainda há uma parcela de pessoas que não retornou para completar o esquema vacinal contra a doença, por receio das reações ou da própria eficácia dos imunizantes. O mesmo receio alcança alguns pais e responsáveis por crianças com idades de 5 a 11 anos, atual faixa de vacinação.

A médica infectologista de Sinop, Érica Moreira, explica que o medo em relação as reações das vacinas, independentemente se é contra Covid ou qualquer outro vírus, é natural entre as pessoas, no entanto, faz parte do processo para fortalecimento do sistema imunológico. 

“Nós sabemos que, a partir do momento que é injetado algo no organismo de uma pessoa, no caso, os imunizantes, é natural que haja uma resposta de inflamação e, é justamente essa resposta de inflamação que vai levar a imunidade posterior à essas doenças para quais as pessoas foram vacinadas. Então é comum que ocorra, por exemplo, dor no local da vacina, algumas pessoas podem ter febre, outras dor de cabeça e, outras, dor no corpo”, explicou.

Outro ponto destacado pela profissional é a interpretação equivocada em relação as reações. “Esses sintomas podem ser interpretados de forma errônea, como eventos mais sérios. Por exemplo, tem pessoas que tomam a vacina de gripe e ficam com dor de cabeça, dor no corpo, e febre e falam ‘ah, fiquei gripado depois que tomei a vacina da gripe’, sendo que não, foi somente uma resposta natural do corpo perante aquele imunizante que foi introduzido. Então é para desmistificar esses efeitos colaterais como sendo grave ou impactante na vacinação”, pontuou. 

O Programa Nacional de Imunizações do Brasil é considerado um dos maiores do mundo e tem pelo menos 40 anos. É a partir da imunização que muitas doenças foram erradicadas no país. “A imunização, ao longo dos anos, tem evitado muitas doenças e mortes, desde a varíola, poliomielite, sarampo, entre tantas outras doenças que tiveram uma repercussão grande no passado e hoje em dia não tem por conta justamente das vacinas”, lembrou a médica.

Com avanços diários, o Programa Nacional de Imunização tem como objetivo para proporcionar melhor qualidade de vida à população com a prevenção de doenças. O calendário nacional contempla desde recém-nascidos até a população idosa. Conforme o Ministério da Saúde, são ofertados 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. Há vacinas destinadas a todas as faixas-etárias e campanhas anuais para atualização da caderneta de vacinação.

Confira o bate-papo com a médica Érica Moreira clicando aqui. 
Clique aqui e confira os locais de vacinação contra Covid-19.

Karoline Kuhn – Assessoria da Prefeitura

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top