Capa / Cidades / Hospital Municipal de Paranaíta atenderá demanda da Região com Cirurgias eletivas

Hospital Municipal de Paranaíta atenderá demanda da Região com Cirurgias eletivas

O Prefeito Osmar Moreira recebeu nesta última quarta-feira 05 de Janeiro de 2022, o Secretário de Saúde de Mato Grosso Gilberto Figueiredo que esteve representando o governador Mauro Mendes em reunião com os seis Prefeitos do Nortão que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Teles Pires (CIDVAT), formado pelos municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta. Na ocasião a pauta discutida foi referente às cirurgias eletivas para região. Estiveram presentes na reunião também as equipes técnicas entre profissionais e os Secretários de Saúde de cada Município.
O Secretário de Saúde do Estado esteve primeiro realizando vários outros compromissos onde vistoriou as instalações do Hospital Regional de Saúde em Alta Floresta. Já em Paranaíta visitou também o Hospital Alípio Cândido da Silva, onde o Secretário pôde avaliar toda a infraestrutura da Unidade de Saúde.
“Graças a Deus hoje o Secretário de Saúde do Estado esteve aqui em Paranaíta, e veio nos trazer esta boa notícia de estar ajudando a nossa Região mais uma vez, agora com essa parceria juntamente com o Município de Paranaíta. Quero aqui fazer um a agradecimento ao Prefeito Osmar Moreira e principalmente a população por estar recebendo o povo de Apiacás e da Região aqui no hospital de vocês”. Disse Julio Cezar Prefeito de Apiacás.
“Hoje aqui foi discutido sobre a questão de trazer para Paranaíta e desafogar o nosso Hospital Regional de Alta Floresta com parte das cirurgias eletivas e uma parte dos recursos o Governo do Estado assumiu e outra parte ficou entre os municípios, e foi unanime, pois todos acataram a decisão, tenho que agradecer e parabenizar o Prefeito de Paranaíta Osmar Moreira e toda equipe pela estrutura e pelo trabalho que vem desenvolvendo, por que a gente tem um termo de cooperação técnica, Paranaíta está sendo referência no Estado, tem atendido bem os municípios da Região e agora em conjunto com Estado temos oportunidade e condições melhores para este atendimento, Paranaíta está contribuindo com a Região e a nossa população é quem ganha”. Falou o Prefeito Ademilson Marino.
“Carlinda, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, já tinham esta parceria com o Município de Paranaíta na execução dessas cirurgias eletivas, e nós ficamos satisfeitos com o resultado da reunião que o nosso Secretário de Estado Gilberto Figueiredo, que tem o aval do Governador Mauro Mendes que admiro muito, e que vai nos ajudar nessa empreitada, contribuindo com mais da metade do valor que era para ser investido nesta ação, e nós municípios iremos dividir o restante do valor para que assim possamos dar esse suporte aos nossos pacientes no caso de necessidades de fazer cirurgias. A gente agradece de coração o povo de Paranaíta por acolher a nossa população e dos outros municípios, um atendimento de excelência com este hospital maravilhoso, e que com certeza se Deus quiser vai continuar dando certo e vamos aumentar nossas cirurgias para toda a Região”. Comentou a Prefeita de Carlinda Carmem Martinez.
“Foi além do esperado, com certeza o Secretário Gilberto Figueiredo e o Governador Mauro Mendes estão sempre surpreendendo com esse apoio à Região, tenho certeza que a população, não somente Nova Bandeirantes, mas todos agradecem ao Secretário de Estado é também ao Governador. Estas cirurgias eletivas vão contribuir para diminuir a fila que aflige a população, tenho certeza que irá atender muito bem a todos, Paranaíta conta com uma boa Gestão Municipal e na Saúde Paranaíta está de Parabéns”. Falou Cezar Perigo Prefeito de Nova Bandeirantes.
“Nós esperávamos uma boa contrapartida do Governo do Estado, e até superou nossa expectativa colocando um custo em torno de 512 Mil Reais mensais, na qual 312 mil o Secretário Gilberto Figueiredo colocou de contra partida de mensalidade através do Estado, e também alguns equipamentos para adequar o Hospital de Paranaíta, sendo 500 Mil para essa adequação, com isto restam 200 Mil de custeio que serão divididos entre os 6 municípios, mais um ganho muito grande para nossa Região, e o Governo do Estado representado aqui pelo Secretário Gilberto está de Parabéns, pois tem olhado com carinho para todos os Municípios, e não é diferente aqui no Nortão do Mato Grosso, somos muito gratos por tudo isso”. Disse o Presidente do Consórcio Chico Gamba.
“Nós temos um hospital hoje em Paranaíta bem estruturado e que tem uma capacidade ociosa que está á disposição para auxiliar o Governo do Estado e os 6 Municípios da Região, para reduzir a dificuldade da população nas cirurgias eletivas, isso tem um custo, o hospital tem um custo alto e nós decidimos aqui hoje uma meta na realização de 100 cirurgias por mês disponíveis para os 6 municípios e que o custo será rateado entre o Governo e os municípios. O Estado vai aportar mensalmente 312 Mil Reais, o restante será prontificado proporcionalmente pela demanda de cada município. Vamos aportar mais 500 mil para melhorar com aquisição de equipamentos necessários para criar leitos de estabilização no Hospital. Enfim, vamos colocar a população em 1° lugar, buscando melhorar a assistência no Estado fazendo aquilo que é a função do Governo e dos Prefeitos, e todos nós estamos nessa função como o objetivo principal que é minimizar o sofrimento da população, cumprindo cada um com o que é de sua obrigação”. Secretário da Saúde Gilberto Figueiredo.
“Essa é uma proposta que nós fizemos para o Governo através dos 6 Municípios sobre a Saúde Regional, nosso hospital de Alta Floresta não tem vagas e depois de dois anos sem fazer cirurgias eletivas veio essa demanda reprimida, é nossa obrigação enquanto gestores de compensar um pouco tudo que esse Governo tem feito para Paranaíta e Região, nós estamos com o centro de cirúrgico ocioso trabalhando com 20, 30, 40 por cento da capacidade. O Governo veio e acenou positivamente para a construção de um novo Hospital Regional em Alta Floresta em torno de 117 milhões de Reais, e nessa fase transitória nós vimos o problema com as  cirurgias eletivas, e oferecemos nosso hospital Municipal em termo de convênio com o Estado, essa parte não compromete o nosso atendimento, pois irá utilizar somente o centro cirúrgico, temos um contrato que envolve quase 400 Mil Reais mensais, então chegamos a conclusão em uma reunião técnica com médicos que compõem o centro cirúrgico, em colocarmos o espaço à disposição da população Regional até que se construa o novo Hospital Regional de Alta Floresta. Fazendo isso a gente diminui a demanda do Hospital Regional que não está tendo mais vagas, e precisamos dele para nossas UTIs realizarem as cirurgias de alta complexidade”. Finalizou o Prefeito Osmar Moreira.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top