Professores das redes municipal e estadual em Paranaíta iniciaram nesta segunda-feira (04), a 1ª Jornada Formativa do Cefapro-AF. O encontro, que se estende até esta terça-feira, é uma realização do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação do Estado de Mato Grosso – CEFAPRO, com apoio da Assessoria Pedagógica e Secretaria de Educação de Paranaíta. As atividades acontecem no plenário da Câmara de Vereadores.
Durante a abertura, a coordenadora do Cefapro-AF, professora Rosemari da Luz, elogiou a preocupação da administração em proporcionar a realização da Jornada Formativa em Paranaíta. Ela explicou que a série de encontros iniciou em 2015 com a intenção de buscar a melhoria da prática pedagógica, buscando refletir em sala de aula, com o desenvolvimento das atividades junto aos alunos. “A gente percebe a valorização que têm os profissionais de educação aqui dentro do município de Paranaíta”, citou em pronunciamento.
Cerca de 250 profissionais da educação participam das atividades, sendo levados a refletir sobre a formação continuada como um processo permanente de desenvolvimento profissional, com aprendizado nas instituições formados, em um primeiro período, seguido a aprendizagem no exercício da profissão, a formação continuada na prática. Segundo pensadores contemporâneos, o desenvolvimento profissional é um processo que se dá ao longo de toda uma vida.
Para o secretário Assis Frizon, na atualidade tudo acontece de modo muito rápido, conforme o desenvolvimento da humanidade. “O instante está em nossas mãos”, resumiu, citando que os professores devem discutir a educação de hoje, com os olhos voltados para o que se espera no futuro. “Que a gente possa pensar a escola que temos, a escola que queremos, o homem que temos e o homem que queremos”.
A rapidez com que ocorrem as mudanças no acesso ao conhecimento também foi citada pelo prefeito Tony Rufatto. O gestor lembrou os períodos escolares em que os alunos eram impulsionados a racionarem para buscar resultados de cálculos matemáticos. Hoje, com a tecnologia, difíceis problemas têm respostas facilidades. “É o progresso”, destacou o gestor, parabenizando os profissionais da educação que assumiram o compromisso de expandir o conhecimento dos paranaitenses.
Escola inteligente
Durante o encontro, o prefeito paranaitense falou do projeto que coloca Paranaíta no rol de cidades atendidas com escola inteligente. Tony Rufatto se referiu ao projeto de modernização da Escola JK, que pretende melhorar as instalações, dotando o espaço de recursos tecnológicos que prometem revolucionar os métodos de ensino. De acordo o prefeito, atualmente no país existem apenas duas escolas desse nível. “Eu vou lutar por isso”, anunciou, revelando que o Secretário Estadual de Educação, Permínio Fraga, sinalizou com a possibilidade de liberar recursos para ajudar a custear o processo de modernização.
Capa / Cidades / Durante dois dias, professores paranaitenses analisam e projetam futuro da educação