Capa / Estaduais / Representação do Nortão na Assembleia cai pela metade; Cuiabá duplica número de deputados

Representação do Nortão na Assembleia cai pela metade; Cuiabá duplica número de deputados

O Nortão de Mato Grosso é a região que mais perderá representação na Assembleia, a partir de 1º de fevereiro de 2019, quando os integrantes da nova legislatura serão empossados. Dos atuais nove representantes, o número será reduzido para quatro.

Já a Baixada Cuiabana ampliou a representação parlamentar. De cinco deputados estaduais, a bancada na Assembleia subiu para 11 membros.

Ocorre que os deputados estaduais Baiano Filho (PSDB), de Sinop; Mauro Savi (DEM), de Sorriso; Pedro Satélite (PSD), de Guarantã do Norte; Silvano Amaral (MDB), de Sinop; Romoaldo Júnior (MDB), de Alta Floresta; e Zé Domingos Fraga (PSD), de Sorriso, não renovaram seus mandatos. Somente Dilmar Dal Bosco (DEM) e Valdir Barranco (PT), de Sinop e Nova Bandeirantes, foram reeleitos.

Além de Dilmar e Barranco, o Nortão garantiu outros dois representantes eleitos para o primeiro mandato na Assembleia. São eles, o suplente de deputado federal Xuxu Dalmolin (PSC), de Sorriso; e o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Sílvio Fávero (PSL).

 Baixada Cuiabana

Os cinco atuais representantes de Cuiabá – Eduardo Botelho (DEM), Guilherme Maluf (PSDB), Janaina Riva (MDB), Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB) – foram reeleitos. A partir do ano que vem, a bancada será ampliada pelos deputados estaduais eleitos Lúdio Cabral (PT), Elizeu Nascimento (DC),  Faissal (PV), Ulysses Moraes (DC), Paulo Araújo (PP) e João Batista do Sindispen (Pros).

Região Sul

Dos cinco deputados estaduais eleitos pela Região Sul, quatro são domiciliados em Rondonópolis, o que inclui Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), Resende (PSC), reeleitos, além dos estreantes Delegado Claudinei (PSL) e Thiago Silva (MDB). Já Max Russi (PSB), que conquistou o segundo mandato, é de Jaciara.

Neste caso, a bancada da Região Sul perdeu dois representante. Nininho, Sebastião e Max foram reeleitos enquanto Gilmar Fabris (PSD) não renovou o mandato por conta de questões jurídicas e Zeca Viana (PDT), de Primavera do Leste, também não teve êxito na tentativa de se reeleger.

Região Oeste

A Região Oeste elegeu três deputados estaduais, mas nenhum é domiciliado em Cáceres, que é considerada a cidade-pólo.  Os eleitos são Valmir Moretto (PRB), de Nova Lacerda; Doutor João (MDB), de Tangará da Serra; e Doutor Gimenez (PV), de São José dos Quatro Marcos.

Na atual legislatura, a Região Oeste é representada por Leonardo Albuquerque (Solidariedade), de Cáceres; Wancley Carvalho (PV), de Pontes e Lacerda; e Saturnino Masson (PSDB) e Wagner Ramos (PSD), ambos de Tangará da Serra. Nenhum dos quatro foi reeleito, mas Leonardo conquistou mandato na Câmara dos Deputados.

Araguaia

Já o Vale do Araguaia elegeu apenas um representante para os próximos quatro anos. O Doutor Eugênio (PSB) é de Água Boa. Daltinho (Patriota), de Barra do Garças, não conseguiu novo mandato na Assembleia.

Vale do Arinos 

Oscar Bezerra (PV), que é de Juara, não se reelegeu. Embora Janaina esteja domiciliada em Cuiabá, é nascida naquele município e mantém base forte entre o eleitorado juarense. (RD News)

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top