Capa / Cidades / Hidrelétrica Teles Pires promove ações ao Dia Mundial da Malária

Hidrelétrica Teles Pires promove ações ao Dia Mundial da Malária

Plasmodium maláriaEm comemoração ao Dia Mundial da Malária, 25 de abril, a Companhia Hidrelétrica Teles Pires realiza a campanha de prevenção à malária – doença transmitida pela picada de mosquito infectado pelo parasita Plasmodium – em Paranaíta.

Uma das ações é a promoção de blitz educativa nos dias 17 e 24 de abril, às 17h, na avenida João Lopo de Souza, no centro, com a entrega de folders com informações sobre a malária. Para intensificar a ação, agentes de saúde da empresa Ecosistema Engenharia Ambiental vão visitar residências e comércios para informar e dar dicas à população sobre a doença.

De acordo com o coordenador de Saúde da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, Vitor Carvalho, a campanha tem o objetivo de levar informação à população sobre a prevenção e controle da malária no município. Os agentes de saúde desenvolvem a ação com informações sobre o que é a malária, os principais sintomas, o ciclo de reprodução do mosquito, a forma de transmissão e medidas de prevenção.

Além da picada do mosquito infectado pelo parasita Plasmodium, a transmissão da malária pode ocorrer por transfusão com sangue contaminado, perfuração acidental com objetos cortantes e de mãe para filho na hora do parto. Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, dores de cabeça, suores excessivos.

Os locais mais favoráveis para o desenvolvimento do mosquito são açudes, reservatórios, lagos, remansos de rios, igarapés. Por isso, limpar as margens dos criadouros, usar roupas que protejam o corpo (pernas e braços) e evitar o acesso a córregos e rios ao amanhecer e anoitecer em regiões endêmicas são importantes medidas de prevenção que devem ser adotadas pela população.

Há casos de malária que são considerados graves e podem levar a pessoa à morte. Os sintomas são caracterizados por hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue), convulsão, febre acima dos 40°, pele branca e olhos avermelhados.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top