A atuação de dois ciclones em sequência deve provocar mudanças significativas no clima em diversas regiões do Brasil ao longo desta semana. O primeiro sistema já está formado no oceano, próximo à costa do Sudeste, e favorece a organização de uma frente fria que espalha áreas de chuva por estados do Sudeste, pelo litoral do Nordeste e também pela faixa Norte do país. As informações foram divulgadas pelo meteorologista Giovanni Dolif neste domingo (25).
A segunda-feira começou com previsão de chuva persistente em cidades do litoral nordestino, como Salvador e Recife. De acordo com os meteorologistas, as instabilidades seguem atuando com intensidade e podem provocar acumulados elevados de precipitação. A preocupação é maior em áreas urbanas vulneráveis, onde há risco de alagamentos, transtornos no trânsito e possibilidade de deslizamentos de terra nos próximos dias.
Enquanto isso, a Região Sul também entra em alerta para temporais. As instabilidades devem ganhar força entre o oeste do Sul do Brasil e Porto Alegre ao longo da noite desta segunda-feira. Segundo Giovanni Dolif, o primeiro ciclone permanece concentrado sobre o oceano, mas influencia diretamente a formação da frente fria que avança pelo país. “O primeiro ciclone já formado aqui no oceano, próximo da costa do Sudeste, mas o centro dele, a parte mais intensa sobre o oceano”, explicou o especialista durante análise meteorológica.
Um segundo ciclone deve se formar na terça-feira (26) e avançar rapidamente para o oceano. Conforme as previsões, os dois sistemas podem provocar temporais no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no oeste do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul. Além das chuvas intensas, a expectativa é de aumento na agitação marítima nas regiões Sul e Sudeste, com possibilidade de ressaca em áreas costeiras.
Os meteorologistas também alertam para a continuidade da chuva forte em Salvador no fim da semana. A capital baiana pode registrar novos episódios de instabilidade persistente, elevando o risco de pontos de alagamento e ocorrências relacionadas a deslizamentos em áreas de encosta. Autoridades recomendam atenção às atualizações da previsão do tempo e orientam a população a evitar áreas de risco durante os períodos de chuva intensa.











