A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026, que a bandeira tarifária verde será mantida nas contas de luz durante o mês de março, o que significa que os consumidores não terão cobrança adicional nas faturas neste período. Esta será a terceira vez consecutiva em que a tarifa permanecerá sem custos extras, aliviando o orçamento familiar e de empresas em um momento de pressões inflacionárias.
Segundo a agência reguladora, a decisão está diretamente ligada ao aumento no volume de chuvas registrado em fevereiro, que elevou os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas. Com mais água armazenada, o sistema elétrico nacional consegue gerar mais energia por meio de hidrelétricas, diminuindo a necessidade de acionar usinas termelétricas, que têm custo de geração mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias, em vigor desde 2015, funciona como um indicativo mensal dos custos de produção de energia elétrica no país. Quando a bandeira está no nível verde, não há acréscimos na conta de luz. Bandeiras em níveis mais altos, como a amarela e a vermelha, indicam maior dependência de fontes de energia caras, o que pode resultar em cobranças adicionais nas faturas.
Apesar do cenário favorável, a Aneel ressaltou que, em situações específicas para garantir a robustez do sistema elétrico nacional, podem ocorrer acionamentos complementares de usinas termelétricas. A definição da bandeira tarifária para o mês seguinte está prevista para o dia 27 de março, quando a agência avaliará novamente as condições de geração e os níveis dos reservatórios antes de anunciar a cor aplicada em abril.












