Dois homens, de 33 e 55 anos, foram detidos pela Polícia Militar na quarta-feira (21 de outubro de 2026), suspeitos de envolvimento em crimes de porte ilegal de arma de fogo, extorsão e organização criminosa contra um produtor rural em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. Durante a ação, foram apreendidas duas armas de fogo e dois veículos Fiat Argo, um branco e outro cinza.
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais abordaram os dois veículos quando retornavam de uma fazenda situada a aproximadamente 50 quilômetros da área urbana do município. Cada automóvel era ocupado por um dos suspeitos.
Durante a abordagem, os militares localizaram duas armas de fogo, sendo um revólver e uma pistola. Conforme o registro policial, a ocorrência teve início após informações de que os ocupantes dos veículos teriam praticado extorsões contra o proprietário da fazenda. A vítima relatou aos policiais que um grupo estaria agindo para exigir pagamentos indevidos.
Ainda segundo o relato apresentado pelo produtor rural, os envolvidos teriam levado um trator e uma plantadeira da propriedade com o objetivo de pressioná-lo a realizar os pagamentos exigidos. A suspeita é de que a retirada dos equipamentos agrícolas tenha sido utilizada como forma de coação. As circunstâncias da suposta extorsão deverão ser apuradas pela Polícia Civil.
Entre os dois homens detidos, um seria policial militar da reserva, conforme as informações registradas na ocorrência. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Alta Floresta, juntamente com o material apreendido, para as providências cabíveis e continuidade das investigações.
A ocorrência foi registrada pelas equipes da Força Tática do 9º Comando Regional e do 8º BPM. Foram apreendidos um revólver, uma pistola e os dois veículos Fiat Argo utilizados pelos suspeitos. A investigação deverá esclarecer a participação de cada envolvido, a origem das armas e as circunstâncias relacionadas à retirada dos maquinários da propriedade rural.
Os detidos são considerados suspeitos, e a responsabilidade criminal de cada um dependerá da apuração dos fatos e do devido processo legal.















