Lucas Ribeiro (PP) foi reeleito governador da Paraíba no primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, conforme projeção divulgada durante a apuração. O resultado mantém o atual governador no comando do Estado para um novo mandato e confirma a ampla vantagem apresentada pelo candidato nas pesquisas realizadas na reta final da campanha.
Antes da votação, o último levantamento do Instituto Quaest, divulgado no sábado (3), apontava Lucas Ribeiro com 61% dos votos válidos. Efraim Filho (PL) aparecia em segundo lugar, com 23%, enquanto Cícero Lucena (MDB) registrava 15%. A pesquisa ouviu 1.800 pessoas nos dias 2 e 3 de outubro, com margem de erro de dois pontos percentuais.
Com o início da apuração neste domingo, Lucas manteve larga vantagem sobre os adversários. As primeiras parciais divulgadas durante a totalização dos votos já mostravam o candidato do PP acima dos 60% dos votos válidos, enquanto Efraim Filho aparecia em segundo e Cícero Lucena em terceiro. O desempenho confirmou a tendência apontada pelos levantamentos eleitorais realizados antes da votação.
Lucas Ribeiro chegou à eleição como governador da Paraíba e candidato à reeleição. Durante a campanha, defendeu a continuidade das ações desenvolvidas pela atual administração e buscou apresentar a manutenção do governo como uma escolha pela continuidade das políticas públicas adotadas no Estado.
A vantagem também havia aparecido em pesquisas anteriores. Em levantamento da Quaest divulgado em setembro, Lucas tinha 49% das intenções de voto, contra 16% de Efraim Filho e 15% de Cícero Lucena. Na reta final, o percentual do governador cresceu e chegou a 61% dos votos válidos na pesquisa divulgada na véspera da eleição.
Com a confirmação da vitória no primeiro turno, não haverá segundo turno para o Governo da Paraíba. A Justiça Eleitoral, entretanto, continua a totalização dos votos para consolidar oficialmente os percentuais e os resultados de todos os cargos disputados neste domingo. Os números oficiais são divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral à medida que os Boletins de Urna são recebidos e processados.













