Um médico de 38 anos, investigado pela Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (DRACO) de Sinop, foi preso na Bolívia na sexta-feira, 14 de agosto de 2026. A captura ocorreu em uma ação conjunta entre a polícia boliviana e a Interpol, a partir de informações de inteligência levantadas pela equipe da Polícia Civil de Mato Grosso.
O investigado era considerado foragido da Justiça brasileira e constava na lista de Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo utilizado para auxiliar na localização e captura internacional de pessoas procuradas pela Justiça. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Quinta Vara Criminal de Sinop, no âmbito da Operação Codinome Fantasma III.
Segundo a decisão judicial que determinou a prisão preventiva, o médico é investigado pelos crimes de integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações são conduzidas pela DRACO de Sinop e estão relacionadas à Operação Codinome Fantasma III, que apura a atuação de uma organização criminosa e possíveis mecanismos utilizados para movimentação e ocultação de recursos.
A localização do investigado foi possível após o compartilhamento de informações de inteligência entre as autoridades brasileiras e os organismos internacionais. A ação contou ainda com apoio do Ministério Público de Mato Grosso e da Polícia Federal. A prisão foi efetivada pelas autoridades bolivianas em conjunto com a Interpol.
Com a prisão formalizada na Bolívia, as autoridades brasileiras deverão iniciar os procedimentos necessários para a eventual extradição do investigado. O processo depende dos mecanismos de cooperação jurídica e diplomática entre Brasil e Bolívia e deverá permitir que ele seja encaminhado ao Brasil para responder às investigações que tramitam em Sinop.














