Capa / Saúde / Imuniza Mais MT resulta no aumento da cobertura vacinal infantil em MT

Imuniza Mais MT resulta no aumento da cobertura vacinal infantil em MT

Principais vacinas do Calendário Básico da Criança já passam de 90% de cobertura

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) identificou que houve um aumento na cobertura vacinal do Calendário Básico da Criança no período de 2020 a 2024, a partir de investimentos realizados pelo programa Imuniza Mais MT, que foram destinados à imunização.

O programa foi desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso com o objetivo de incentivar e fortalecer as ações de imunização no estado. Por meio de premiações, os 142 municípios do estado são incentivados a manterem altos níveis de imunização.

A vacinação infantil tem um papel crucial na imunização e na proteção de crianças e adultos, visto que a maioria das imunizações são feitas quando criança.

Considerando o período de 2020 a 2024, as vacinas que mais registraram aumento foram a Varicela, com aumento de 34,6%; a Penta Valente, com aumento de 18,42%; a BCG, com o aumento de 16% e a Tríplice Viral, com aumento de 14,58%.

Seguida da Poliomielite, com aumento de 10,55%; da Hepatite A, com aumento de 9,91%%; Rota Vírus, com aumento de 9,76%; da Meningocócica C, com aumento de 6,20%; da Pneumocócica 10-valente, com aumento de 5,20% e da Febre Amarela, com aumento de 1,64%.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou o desempenho positivo que o programa Imuniza Mais MT.

“É de suma importância garantirmos que as crianças tenham acesso à vacinação contra as doenças imunopreveníveis. E, através do programa Imuniza Mais MT, o Estado tem conseguido garantir altos índices de imunização infantil. Além disso, o programa incentiva e reconhece as boas práticas através da premiação”, destacou.

Premiações do programa Imuniza Mais MT

O Imuniza Mais MT já premiou 49 municípios entre os anos de 2021 e 2024, totalizando R$ 13.345.000,00. Na última quinta-feira (20.3), mais 31 municípios foram premiados pelo bom desempenho em imunizações, e ao todo, receberam R$ 6,4 milhões em prêmios. Nesta última etapa, foi avaliada a performance de 10 imunizantes do calendário infantil. 

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, comentou sobre o aumento significativo que o estado obteve na vacinação.  

“Os dados são resultados de incentivos feitos através do programa para que mais crianças tenham acesso às principais vacinas, evitando o surgimento de doenças. Por isso, o Imuniza Mais MT investe em insumos, consultorias, capacitações, equipamentos, infraestrutura e logística, para garantir que os cidadãos tenham acesso a saúde de qualidade”, concluiu.

*Sob a supervisão de Ana Lazarini

Maria Eduarda Belchior* | SES – MT

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top