Capa / Cultura / Aproveite a quarentena para brincar com seu filho

Aproveite a quarentena para brincar com seu filho

Para manter as crianças ativas, aproveitar um tempo juntos e os momentos em família

Quem tem criança pequena em casa sabe que não falta energia e que os pequenos são ligados no 220 volts. Os pais até tentam, mas nem sempre é fácil acompanhar o ritmo principalmente em tempos de isolamento social onde as pessoas precisam passar mais tempo em suas residências. Nessas horas é necessária muita criatividade para não deixar as crianças entediadas ou na frente da televisão e computador por muito tempo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incentiva brincadeiras prazerosas e lúdicas para tirar os pequenos da rotina. De acordo com o profissional de Educação Física e recreador do bairro planejado Aquarela das Artes, Henrique Gonçalves. “Por meio das brincadeiras a criança conhece o mundo, usa a imaginação, experimenta sentimentos e aprende sobre regras, além de favorecer uma serie de aspectos fundamentais para o desenvolvimento infantil como raciocínio, linguagem, socialização, autoestima e habilidades motoras”.

Para manter as crianças ativas, aproveitar um tempo juntos e os momentos em família separamos algumas brincadeiras que podem ser feitas em casa ou até mesmo em apartamentos. O boliche é uma ótima opção para movimentar os pequenos e exercitar a coordenação motora. Encontre um lugar para fazer a pista, organize os pinos que podem ser garrafas pets, rolos de cartolina ou papelão, pegue uma bolinha e divirta-se.

Já a pista de carrinho estimula o raciocínio lógico. Basta utilizar um papel no chão e desenhar as ruas com caneta, lápis de cor. Você pode também usar fita adesiva e giz para fazer as vias direto no chão, soltando a imaginação pode desenhar cidades, parques, casas, etc. Outra brincadeira que faz os pequenos pensarem é o stop, para ser bem legal precisa de, pelo menos, três pessoas, papel e caneta. Sorteiem uma letra e escrevam palavras que comecem com ela. Além de ser um clássico vai te fazer lembrar dos tempos de infância e pode garantir várias horas de diversão e aprendizado.

Para despertar a criatividade e a imaginação, experimente um desafio de colorir. Se as crianças ficam entediadas rápido, potencialize a diversão com uma venda nos olhos ou usando a mão com a qual não escrevem. Dê ideias específicas sobre o que devem desenhar, como um retrato do bicho de estimação da família ou do brinquedo favorito. Também dá para pintar com água, coloque um papelão no chão, encha uma tigela de água, dê um pincel para a criança e a deixe imaginar. Ela ficará fascinada vendo o desaparecimento dos seus desenhos. A contação de histórias é outra atividade divertida e que pode ser feita no dia a dia, escolha o livro preferido do seu pequeno, inventem uma história juntos ou montem um faz de conta com objetos, os pequenos adoram.

Henrique indica também brinquedos de montar e desmontar, jogos de mesa, torta na cara, além de brincadeiras que podem ser feitas ao ar livre como pega-pega, morto vivo, pular corda, amarelinha, esconde-esconde e brincadeiras de roda. Morar em um bairro planejado como o Aquarela das Artes possibilita realizar essas brincadeiras em meio à natureza. Está se aproximando o momento de Alta Floresta ganhar um bairro onde os pequenos poderão brincar e manter-se ativos com mais segurança e liberdade.

O Aquarela Hamoa também contará com recreador e orla esportiva e de lazer que oferecerá espaços pensados para serem compartilhados por toda a família. Enquanto as crianças brincam com os amigos, o pai joga futebol ou tênis, a mãe faz uma caminhada ou treino funcional e os avós poderão se exercitar na academia ao ar livre. Em breve os altaflorestenses poderão viver em um empreendimento com gestão administrativa, monitoramento 24 horas e que proporcionará mais horas de lazer, qualidade de vida, bem-estar e muita brincadeira.

Fonte: Assessoria

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Scroll To Top