A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou, na manhã desta segunda-feira (11.5), a lista das escolas estaduais contempladas pelo Projeto Hortas Escolares Pedagógicas para o ano letivo de 2026. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf-MT) e atenderá 286 unidades da Rede Estadual de Ensino.
No total, serão investidos R$ 3 milhões, recurso que será destinado às escolas selecionadas pelo projeto, reforçando iniciativas voltadas à educação ambiental, sustentabilidade, alimentação saudável e formação cidadã dos estudantes.
Segundo a superintendente de Educação Inclusiva da Seduc, Paula Cunha, o projeto busca transformar os espaços escolares em ambientes de aprendizagem prática, incentivando atividades interdisciplinares que unem teoria e vivência no cotidiano dos alunos. As hortas também funcionam como instrumento para estimular o protagonismo juvenil e a valorização dos saberes locais.
Os recursos poderão ser utilizados na aquisição de ferramentas, sementes, mudas e demais insumos necessários ao cultivo orgânico e sustentável de alimentos e ervas medicinais. A proposta ainda incentiva reflexões sobre os processos produtivos e o cuidado com o meio ambiente.
Somente em 2024 e 2025, o Projeto Hortas Escolares Pedagógicas contemplou 600 escolas da Rede Estadual. Ao longo de dois anos, o Governo do Estado investiu R$ 6 milhões para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à segurança alimentar, à educação ambiental e ao desenvolvimento comunitário.
A secretária de Estado de Educação, Flávia Soares, destacou que o projeto vai além do cultivo de alimentos e contribui diretamente para a formação integral dos estudantes.
“As hortas pedagógicas aproximam os alunos de temas importantes, como sustentabilidade, alimentação saudável e responsabilidade ambiental. É uma iniciativa que fortalece o aprendizado de forma prática e também o vínculo da escola com a comunidade”, afirmou.
Ainda conforme a secretária, o projeto reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso com políticas públicas intrasetoriais voltadas à educação integral, à sustentabilidade socioambiental e à valorização da juventude.
“A expectativa é de que as ações desenvolvidas nas escolas continuem gerando impactos positivos tanto no ambiente escolar quanto nas comunidades onde as unidades estão inseridas”, concluiu Flavia Soares.
Na Diretoria Regional de Educação (DRE) de Alta Floresta, 26 escolas foram selecionadas para participar do projeto em 2026. Entre elas estão as escolas estaduais Mundo Novo, Cecília Meireles, Dom Bosco, Rui Barbosa, Jardim Universitário, Portal da Amazônia, João Paulo I, Nova União e Professora Neide Enara Sima. Outras regionais também foram contempladas, como Matupá, Sinop, Confresa, Juína, Tangará da Serra, Rondonópolis, Barra do Garças e a Diretoria Metropolitana de Cuiabá.













