O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira, um alerta vermelho de chuva para 365 municípios mineiros, com risco considerado de grande perigo e previsão de volumes que podem ultrapassar 100 milímetros por dia até a próxima sexta-feira (27). O aviso meteorológico é válido até as 23h59 de sexta, alertando para riscos significativos de alagamentos, rios transbordando e deslizamentos de encostas em áreas vulneráveis do estado.
O comunicado do Inmet cita a possibilidade de chuva intensa, acima de 60 milímetros por hora, especialmente em regiões que já enfrentaram tempestades recentes. Entre as localidades mais afetadas, estão cidades da Zona da Mata, do Vale do Rio Doce e do Sul de Minas, como Juiz de Fora e Ubá, que registraram dezenas de mortos e desaparecidos após fortes precipitações no início desta semana.
O alerta contempla áreas como Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Oeste de Minas, Vale do Mucuri e diversas regiões historicamente marcadas por enchentes e riscos geológicos. Diante desse cenário, as autoridades reforçam orientações para a população, incentivando que moradores desliguem aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, observem possíveis alterações no solo e permaneçam em locais seguros.
Em caso de inundação ou ameaça imediata, o Inmet recomenda que pertences sejam protegidos da água e que informações sejam obtidas junto às centrais de apoio da Defesa Civil, por meio do telefone 199, e do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. A lista completa dos municípios sob alerta já foi divulgada pelas autoridades e inclui tanto grandes centros urbanos quanto cidades menores em diferentes partes de Minas Gerais.












