A American Tower do Brasil – Cessão de Infraestruturas S.A. solicitou licenças ambientais para a implantação de uma nova Estação Rádio Base (ERB) destinada à telefonia móvel em Alta Floresta, no norte de Mato Grosso. O empreendimento foi identificado como AFL002T1 e está previsto para a zona rural do município, às margens da Rodovia MT-320.
De acordo com o aviso público divulgado pela empresa, o pedido foi apresentado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS). A American Tower requereu a Licença Prévia (LP) e a Licença de Instalação (LI), necessárias para avançar com o projeto antes da efetiva implantação da estrutura.
O local indicado para o empreendimento fica na Rodovia MT-320, a 7,9 quilômetros do trevo de acesso ao município de Alta Floresta. O endereço informado no processo é na zona rural, com CEP 78580-000. A estrutura terá finalidade de ampliar ou oferecer infraestrutura para serviços de telefonia móvel na região.
A solicitação de licenciamento não significa que a estação já esteja instalada ou funcionando. O pedido representa uma etapa administrativa anterior à implantação do empreendimento e deverá passar pela análise do órgão ambiental responsável, de acordo com as regras aplicáveis ao município.
A Licença Prévia é utilizada para avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento e estabelecer requisitos e condicionantes para as etapas seguintes. Já a Licença de Instalação autoriza, quando concedida, a implantação da estrutura de acordo com os projetos e condições aprovados pelo órgão ambiental.
Em Alta Floresta, a administração municipal informa que o município está habilitado desde 2010 a licenciar e fiscalizar atividades consideradas de impacto local. A competência foi estabelecida no processo de descentralização da gestão ambiental e é exercida conforme as normas estaduais e municipais.
A prefeitura também informa que o licenciamento ambiental atualmente segue, no âmbito municipal, uma modalidade trifásica, formada pelas licenças Prévia, de Instalação e de Operação. O procedimento é regulamentado pelo Código Municipal de Meio Ambiente e por outras normas que estabelecem as atividades sujeitas ao licenciamento.
No processo de análise, o empreendedor precisa apresentar os documentos e informações exigidos para o tipo de atividade. Depois do protocolo, o órgão ambiental pode emitir uma relação de pendências caso sejam necessários esclarecimentos ou documentos adicionais.
Quando não há mais pendências, o procedimento prevê a realização de vistoria no local. A análise técnica considera as características do empreendimento e as condições da área onde a estrutura será instalada.
Somente após o cumprimento das exigências e a manifestação favorável do órgão competente é que a licença correspondente pode ser emitida. Por isso, o requerimento apresentado pela American Tower deve ser entendido como o início de uma etapa de avaliação ambiental, e não como autorização definitiva para funcionamento.
A instalação de uma Estação Rádio Base está diretamente relacionada à infraestrutura utilizada pelas operadoras de telefonia móvel. Essas estruturas recebem e transmitem sinais de comunicação e são distribuídas territorialmente para garantir cobertura e capacidade de atendimento aos usuários.
A escolha de uma área na zona rural de Alta Floresta também está relacionada à necessidade de posicionar equipamentos de telecomunicações em locais capazes de atender determinada área de cobertura. A localização exata e as características técnicas do projeto, entretanto, deverão ser avaliadas no processo de licenciamento.
O empreendimento recebeu a identificação AFL002T1, conforme o aviso apresentado pela empresa. A American Tower do Brasil aparece como responsável pelo requerimento, com CNPJ 04.052.108/0001-89.
A empresa atua no segmento de infraestrutura para telecomunicações, disponibilizando estruturas que podem ser utilizadas por operadoras para instalação de equipamentos de comunicação. Nesse modelo, a infraestrutura física da torre ou estação pode ser compartilhada por diferentes empresas de telecomunicações, conforme os contratos e condições técnicas aplicáveis.
A nova solicitação ocorre em um cenário de expansão contínua da demanda por conectividade. O crescimento do uso de internet móvel, aplicativos, serviços digitais e comunicação por dados aumenta a necessidade de infraestrutura capaz de garantir cobertura e capacidade de transmissão.
Em municípios extensos territorialmente, como Alta Floresta, a distribuição das estruturas de telecomunicações é particularmente importante para atender áreas urbanas e rurais. A distância entre comunidades e propriedades também pode exigir a implantação de equipamentos em pontos estratégicos.
A localização indicada para a nova estação fica a poucos quilômetros do acesso principal de Alta Floresta, mas ainda em área rural. A definição do ponto faz parte do projeto apresentado pela empresa e será analisada dentro do procedimento ambiental.
O processo também deverá considerar as características da área onde a estrutura será instalada e o eventual impacto associado à implantação. O licenciamento ambiental existe justamente para avaliar previamente empreendimentos que possam utilizar recursos ambientais ou apresentar potencial de impacto.
A legislação municipal de Alta Floresta estabelece que atividades utilizadoras de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidoras ou capazes de causar degradação ambiental dependem de prévio licenciamento quando enquadradas nas regras aplicáveis.
No caso da estação de telefonia, o pedido apresentado pela American Tower será submetido aos procedimentos administrativos correspondentes. A análise poderá estabelecer condições específicas para a implantação, conforme as características do local e do projeto.
A prefeitura mantém em seu portal oficial uma estrutura específica para o licenciamento ambiental, com orientações, legislação, documentos e acesso ao sistema utilizado para protocolar e acompanhar processos. As regras foram atualizadas em 2026, incluindo a Portaria nº 001/2026 e a Resolução Consema nº 74/2025.
A documentação municipal também estabelece as etapas que devem ser cumpridas pelos empreendedores. O processo começa com a solicitação da taxa correspondente à atividade, seguida da apresentação dos dados e documentos exigidos.
Depois da abertura do processo, os técnicos analisam o material apresentado e podem solicitar complementações. Somente após o atendimento das exigências é realizada a vistoria, quando necessária, para verificar as condições existentes no local.
Esse procedimento é importante porque a autorização para instalação de uma estrutura de telecomunicações não decorre automaticamente do simples protocolo do pedido. O empreendedor precisa cumprir as exigências estabelecidas pelo órgão ambiental e obter a licença correspondente antes de avançar para a etapa autorizada.














