Rede Estadual de Ensino passa a ter 105 escolas cívico-militares em todas as regiões de Mato Grosso

As novas unidades são as Escolas Estaduais Antonio João Ribeiro (Poconé), André Avelino Ribeiro (Cuiabá) e André Maggi (Sapezal)

A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso passa a ter 105 escolas no modelo cívico-militar. A marca foi atingida nesta semana, quando três novas unidades realizaram consultas públicas sobre a conversão: Antonio João Ribeiro (Poconé), André Avelino Ribeiro (Cuiabá) e André Maggi (Sapezal).

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), foi importante a decisão partindo da base, considerando as particularidades de cada escola e as reais necessidades dos alunos. Em um processo que envolveu pais, responsáveis e estudantes maiores de 16 anos, através de voto, três novas escolas optaram pela adesão, que decidiu pela opção “Aprovo”.

Assim como nas votações ocorridas entre 2024 e 2025 em 102 unidades, desta vez, pais e responsáveis legais pelos estudantes matriculados, assim como alunos maiores de 16 anos, também puderam decidir por meio do voto conforme as diretrizes dos editais publicados no Diário Oficial, no site oficial da Seduc, além de ampla divulgação nas reuniões realizadas pelas diretorias regionais com a comunidade escolar.

Com isso, das 628 escolas da rede estadual, 105 unidades agora são cívico-militares. Elas atendem mais de 80 mil estudantes, com a missão de diminuir a evasão, evitar a violência no ambiente escolar e possibilitar ações que fortaleçam o avanço da aprendizagem dos estudantes.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que o modelo cívico-militar mantém o currículo tradicional da rede com professores responsáveis pelo ensino, enquanto os militares da reserva contribuem para a organização e disciplina das unidades.

O processo de contratação dos militares da reserva que vão atuar nos pátios das novas unidades já foi iniciado, com a publicação de editais nos 13 polos regionais de educação. Também inclui formação e treinamento de diretores, coordenadores, professores, monitores e demais servidores para que estejam aptos a implementar o novo modelo de gestão.

Rui Matos | Seduc-MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui